0

Conselho de Economia Solidária será criado

Posted by Will Scaliante on 09:27 in ,
A prefeitura de Colíder realizou nesta quinta-feira (6) uma reunião com o objetivo de criar o Conselho Municipal Economia Solidária. Participaram do encontro entidades de vários segmentos (Universidades, CUFA, APAC, Igrejas, representantes das secretarias, dentre outras) que entregaram ofícios para a participação do conselho.
Colíder é referencia na região do Portal da Amazônia no debate e fortalecimento sobre economia solidária. A secretária adjunta de Meio Ambiente, Norma Nobre, lembrou que o exemplo mais concreto de funcionamento do modelo no município são a associação dos feirantes e dos catadores. “A economia solidária nos mostra a importância de produzir e consumir no município. A solidária é diferente da popular que é organizada individualmente, pois ela é coletiva”, declarou. Nobre lembrou o esforço do secretário de Gestão, Cláudio Scalon na organização e incentivo do modelo econômico no município.
Scalon esclareceu a diferença entre economia popular e solidária. “Fazer o pão em casa, o crochê e vender na esquina ou de porta em porta é parte da economia popular, um trabalho individualizado. Já a solidária trabalha na perspectiva desse pessoal se ajudando. Um bom exemplo de funcionamento é que o governo federal compra alimentos para a merenda escolar, se for comprar de apenas um produtor ele não consegue cumprir a demanda então os produtores se juntam para honrar o contrato”, explicou. Hoje 30% dos produtos da alimentação escolar, obrigatoriamente são comprados de integrantes da agricultura familiar.
Outra idéia de incentivo ao projeto é utilizar um espaço que público quem vem sendo pouco aproveitado que é a Praça Cultural. Scalon afirmou que o lugar é dinâmico e que pode ser bem aproveitado pelos integrantes da economia solidária. “Vamos fazer a II Feira Regional da Agricultura Familiar na reabertura do espaço na praça. É um desafio importante que o poder público está aqui para apoiar e organizar esse processo” adiantou o secretário.
A “II Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Território da Cidadania Portal da Amazônia – MT: Saberes e Sabores do Portal da Amazônia” será realizada no dia 3 de junho na Praça Central de Colíder. Pessoas de diversas cidades da região devem participar do evento. A programação é repleta de atividades que vão desde exposição de produtos e artesanato até culturais. O Conselho Municipal de Economia Solidária vai tomar durante o evento.
A economia solidária surgiu como uma resposta dos trabalhadores e das comunidades mais pobres em relação às transformações ocorridas no mundo do trabalho. Até 2007, conforme mapeamento feito pela Secretaria Nacional de Economia Solidária, 14.954 empreendimentos coletivos foram identificados, organizados sob a forma de autogestão, realizando atividades de produção de bens e de serviços, crédito e finanças solidárias, trocas, comércio e consumo solidário.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.