0

Dia D contra paralisia vacina crianças em Colíder

Posted by Will Scaliante on 15:16 in
A Secretaria de Saúde de Colíder vacinou crianças de até 4 anos de idade, contra a poliomielite. O “Dia D” da campanha foi realizado nesse sábado e contou com o Zé Gotinha animando as crianças.
Foram mais de 1.000 crianças vacinadas, a meta é vacinar até o fim da campanha mais de 2.000 em Colíder, atingindo 95% de pessoas na faixa etária. A vacina está disponível em todos os PSF do município e Centro de Saúde até o dia 15 de julho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a ação foi um sucesso e a procura continua sendo grande. Na próxima semana a vacina será levada até a zona ruaral.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.