0

Sem Fidel Cuba não é mais a mesma

Posted by Will Scaliante on 10:29 in
Pela primeira vez desde 1965, o revolucionário Fidel Castro não ocupa mais nenhum cargo no Partido Comunista (PC). Aos 84 anos Fidel admite suas limitações físicas e mentais.
Quando esteve à frente de Cuba, o líder sustentou o regime comunista em uma batalha quase solitária, principalmente após a queda dos vermelhos do governo soviético. O regime que em outrora tinha características socialista, avançou para o comunismo.
A saída de Fidel da secretaria do PC foi anunciada após uma carta reformista apresentada por seu irmão, atual presidente de Cuba, Raul Castro. A reforma será economia com objetivo de atualizar o regime cubano. Na verdade o que percebemos é que Cuba saíra do comunismo e voltará ao socialismo. Se você está se perguntando se socialismo e comunismo não são a mesma coisa, desde já te respondo que não, em outra oportunidade explico a diferença.
Dentre as propostas apresentadas estão reforma agrária, desburocratização da administração pública - com a redução do setor e a amplição de direitos cedidos à inciativa privada, como, por exemplo, o direito ao autoemprego.
Uma das medidas de destaque anunciadas no congresso é a de que, pela primeira vez desde a revolução de 1959, cubanos poderão comprar e vender seus imóveis. Nos últimos 50 anos, só era permitido passar propriedades para os filhos ou trocá-las através de um sistema complicado.
E como era de se esperar Raúl Castro alertou que a concentração de terras não será permitida, mantendo viva a política socialista. O que Raúl quer é refrigerar a economia cubana e permitir uma modernização da ilha por meio de contatos internacionais sustentando o sistema socialista. Avanços virão.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.