0

Lions e Prefeitura realizam parceria para operar catarata

Posted by Will Scaliante on 14:45
Neste sábado e domingo (28 e 29) foi realizada a triagem de pacientes que serão beneficiados com as cirurgias de catarata. A Prefeitura Municipal de Colíder, por meio da Secretaria de Saúde, assinou um convênio com o Instituto Lions da Visão, que irá realizar as cirurgias.
Neste próximo fim de semana os pacientes selecionados serão levados para Cuiabá, onde farão as cirurgias. O secretario adjunto de Saúde, Marcos Aragão, lembrou que as cidades atendidas pelo convênio são Nova Canaã, Guarita, Santa Helena, Marcelândia e Colíder. De acordo com Aragão cerca de 160 pessoas participaram da triagem.
O médico oftalmologista, Dorismar Rodrigues dos Santos, disse que o foco principal da campanha naquele dia, foi o de identificar as pessoas que têm catarata. “São pessoas normalmente idosas que necessitam da cirurgia da catarata. A gente está impressionado, o número de pessoas que a gente atendeu até agora, detectamos apenas uma pessoa que não tem a catarata. A iniciativa da campanha foi ótima e é extremamente necessária que outras como esta surjam”, declarou o oftalmologista.
O presidente do Lions de Colíder, Wagner Rogério de Oliveira, disse ser um sonho do Lions efetivar essa parceria que atualmente foi realizada com Prefeitura. “A triagem de hoje foi feita com ótimos profissionais e bons equipamentos. Hoje para se fazer uma cirurgia de catarata pelo são SUS é difícil, pois poucos médicos atendem. Essa parceria foi muito importante, nos próximos 10 dias já vamos encaminhar a primeira turma à Cuiabá para fazer as operações”, informou.
Rubens Pereira do Santos que foi atendido pela parceria disse que a iniciativa foi à solução para ele. “Faz seis meses que estou esperando a cirurgia, eu preciso da cirurgia, uma vista minha já está perdida e a outra já foi prejudicada”, desabafou.
Francisco Manuel da Silva, espera pela cirurgia a mais de dois anos e agora vê de perto a oportunidade de enxergar melhor. “Pra mim é ótimo. Há tempos que venho sofrendo com o problema de visão, do lado esquerdo não estou enxergando nada. Eu espero pela cirurgia há dois anos. Quando vou fazer qualquer serviço em casa, enxergar por uma vista só atrapalha muito”, explicou.
A catarata é a principal causa de cegueira mundial reversível, com a preocupação de atender a população e dar qualidade de vida, além de garantir ao cidadão o benefício de enxergar, o Lions e a Prefeitura de Colíder já planejam a ida dos atendidos para a realização da cirurgia.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.