0

Sacaneando: CADE analisa fusão entre Sadia e Rogério Ceni

Posted by Will Scaliante on 17:48 in
Uma onda de fusões entre grandes corporações está preocupando o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Após o anúncio da possibilidade de fusão do Grupo Pão de Açucar com o Carrefour, a notícia que corre agita o mercado financeiro agora é a possível fusão entre a Sadia e o goleiro Rogério Ceni. O CADE analisa com cuidado a operação pois teme um monopólio no mercado de frangos.
Se o negócio irá se concretizar ainda é um mistério, mas sabe-se que uma agência de publicidade de São Paulo já está trabalhando no slogan da nova companhia: “Rogério Seni agora se escreve com S, de Sadia”.

|
0

VI Caravana da Cidadania realizará vários atendimentos gratuitos à população

Posted by Will Scaliante on 12:25 in
A Secretaria de Ação Social de Colíder em parceira com a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) irá realizar o VI Mutirão Urbano – Caravana da Cidadania. O objetivo da iniciativa é promover a inclusão social e resgatar a cidadania.
O evento será realizado no próximo dia 04 de julho de 2011 na Escola Municipal de educação Infantil Criança Esperança, a atividade vai das 08 horas até as 16h.
De acordo com a secretária de Ação Social, Rosangela Block Banazeski, os serviços mais procurados são os de emissão de documentos. “Todos os atendimentos são gratuitos, a 2ª via dos documentos normalmente são cobradas taxas, na Caravana tudo será gratuito. É importante lembrar que pra emissão dos documentos é preciso da fota 3x4, esse serviço não é oferecido, as pessoas tem de levar as suas”, informou.
Rosangela lembrou que várias atividades serão realizadas como corte de cabelo, recreações, atividades esportivas, orientações jurídicas, do PROCON e também da saúde.

|
0

Caso da menina que chora sangue: O Prefeito é um fanfarrão

Posted by Will Scaliante on 10:39 in
Eu não acredito que ele disse isso. Nos últimos dias foi noticia no Brasil o caso da menina que chora sangue (Entenda o caso aqui). Agora caro leitores, olha o que o fanfarão do prefeito de onde ela mora disse:
O prefeito de Meridiano, José Torrente (PTB), diz que a sua administração fará o que for possível por Débora. Ele conta que também ficou assustado ao saber do caso.
“Eu nunca vi igual, saía sangue do olho, cabelo, para todo lado. É um trem que nunca vi. É um trem esquisito. Ela se enervou e foi no banco da pracinha e chorou. Mas em vez de sair água saiu sangue. Se assustaram e ligaram para minha esposa, que socorreu. Isso aconteceu mesmo. Achei que fosse menstruação, mas que ao invés de sair por baixo saía pelos olhos. É incrível. Todo mundo se assustou”, diz o prefeito, que está oferecendo o medicamento para a garota.
A seu prefeito, o senhor está de brincadeira, tu não disses isso, o senhor é um fanfarrão!

|
0

Gosto de frio, mas no Paraná tá exagerado

Posted by Will Scaliante on 09:32 in
Capivara na manhã de ontem, no Parque Barigui em Curitiba
a mínima chegou em -0,5 Cº. Foto: odiario.com
Minha amada Maringá, não é uma cidade onde o frio impera,a temperatura é agradável e faz aquele friozinho, bom pra assistir um filme debaixo das cobertas e tomando um chocolate quente. As noites normalmente são gelada, o vento parece cortar seu rosto ao soprar.
Agora há de concordarmos que esse ano a temperatura está exagerada, Maringá registrou mínima na manhã de ontem (27) de 1,4 Cº, hoje os termômetros marcaram 2,3 Cº. Um frio absurdo. Fico relembrando a corrida que costumava praticar no campus da UEM as 6 horas da manhã, antes da aula, com objetivo de manter a forma. Certamente hoje nem ontem eu iria.
Para se ter ideia do tamanho do frio paranaense em Guarapuava a mínima chegou a -6,1º C, em Palmas -5,7º C e em Curitiba -0,5º C. Na região noroeste as menores temperaturas foram registradas em Guaíra, com -1,2º C, Cianorte 0º C e Paranavaí, com 3,8º C.
Como dizia uma amiga: "Que frio de despenar o &@ (anus) da gralha".

|
0

Trânsito: Ciclista é atropelada na esquina da Câmara de Colíder

Posted by Will Scaliante on 14:40 in
Exatamente as 13:02 aconteceu um aconteceu um acidente na esquina da Câmara de Vereadores, no cruzamento da travessa do Parecis com av. José Luis da Silva,  envolvendo uma ciclista e um motorista que dirigia um carro Gol, cor preta, placa MZY 6522.
A mulher teve ferimentos no braço e face, já que bateu a cabeça no vidro do carro. O Corpo de Bombeiros chegou ao local em menos 10 minutos e conduziu a vitima para o Hospital Regional de Colíder.













|
0

Maringá: Criança pede para justiça suspender mandado de desocupação pedido por Prefeito Silvio Barros

Posted by Will Scaliante on 12:30 in
As cerca de 40 famílias que vivem em casas que ainda estão em construção no Residencial Moradia Atenas, na zona norte da cidade, amanheceram apreensivas nesta segunda-feira (27). Às 8h terminaria o prazo concedido pela prefeitura municipal para que elas desocupassem as 42 unidades invadidas. As casas estão em obras desde 2007, e são destinadas a programas de habitação popular.
Nesta manhã, cerca de 30 moradores se reuniram com representantes do Conselho Tutelar, Observatório das Metrópoles e o vereador Humberto Henrique (PT), para tentar evitar a desocupação imediata das unidades.
"Acredito que pela manhã não haverá a desocupação. Ingressamos, nesta sexta-feira (24), com um pedido para que o mandado de desocupação fosse suspenso. Nossa intenção é dar um prazo maior, de aproximadamente um mês, para que as famílias possam sair e providenciar, com mais calma, um outro lugar para morar", explica o vereador Humberto Henrique.
A decisão da suspensão do mandado de desocupação deve ser avaliada a partir das 12h desta segunda-feira pelo juiz da 6ª Vara Civil de Maringá.
Representantes do Conselho Tutelar também estão com os moradores para assegurar o direito das 70 crianças e adolescentes que vivem no local. "Existe um número expressivo de crianças, bebês e jovens morando aqui. Caso aconteça a desocupação, vamos pedir providências imediatas par assegurar o direito delas nas creches e escolas, além de providenciar possíveis abrigos para os menores", afirma o conselheiro Vandré Fernando.
A prefeitura ingressou com o pedido de desocupação no dia 17 de junho. Os imóveis deveriam ter sido desocupados na última quarta-feira (22). Uma comissão, no entanto, negociou e conseguiu estender o prazo até a manhã desta segunda-feira (27).
Uma das marcas da gestão de Silvio Barros (PP) é a falta de humanismo, Barros não olha pela população carente, os moradores do Santa Felicidade, periferia de Maringá sabem bem do que ele é capaz.

|
0

Comerciais que gostaríamos de ver por aí

Posted by Will Scaliante on 11:48 in ,
Depois dos 5 a 0, os bambi poderiam protagonizar um comercial do Subway. Os 5PFC tomaram um coco. Se o Santos tem Ganso, Milan Pato, o São Paulo tem frango.
Há anos, mais de 5 que venho lembrando que no mesmo dia que tem parada gay o São Paulo não vence, esse ano aconteceu o mesmo. Mas vamos dar um desconto pois dessa vez na parada gay teve casamento coletivo, além de ser o último dia do Zeca Camargo no "Medida Certa".


|
1

Piadas pra nerd: eu ri! Veja o vídeo

Posted by Will Scaliante on 11:32 in
Piadas para nerd, caso você não entenda é simples: estude!
Professora: Eu vou dar 15 segundo para vocês me dizerem quem pintou a Monalisa. - Joazinho: Só quinze? DaVinte!
- Qual o perfume mais detestado por Carlota Joaquina? Brasil Colonia.
- Por que os E.U.A tem poucas chances de ganhar no xadrez? Porque perderam as duas torres.
- O que o economista disse pra mulher gravida quando a bolsa estourou? Vende, vende, vende!
- Qual o jogo favorito do filósofo? Nietzsche for Speed.



|
0

A cara na cachaça - Fernando e Araújo

Posted by Will Scaliante on 10:45 in
O novo sucesso do sertanejo universitário do Mato Grosso, Fernando e Araujo não para de fazer shows. A dupla vem conquistando corações com suas músicas e simpatia. Assista  vídeo da música "Cara na Cachaça", gravado no show de Colíder, no dia 17 deste mês, no Centro de Eventos.


|
0

Vontade de Curitiba

Posted by Will Scaliante on 11:21 in ,
A capital da província paranaense me enche os olhos. Estou com uma grande vontade de mudar para Curitiba, mas isso não será por enquanto. Motivos? + Estudo, + Cultura, + Frio, + Lazer, + Política.
Três cenas curitibanas que nunca sairão da minha cabeça:
1. Aquele clima frio, com pessoas bem agasalhadas, guarda-chuva nas mão e táxi barato, tudo ao estilo Londrino;
2. Um espetáculo de rua na UFPR, cujo a temática da peça era a vida e preconceito sofridos pelos catadores de papelão, simplesmente sensacional;
3. Poder ouvir o Plá, tocar no Centro da cidade de graça, reunindo um monte jovens em volta, pra quem não conhece ai vai o Plá.

|
1

FHC é capa da TRIP defendendo a regulamentação da maconha

Posted by Will Scaliante on 11:13 in
O ex-presidente da republica Fernando Henrique Cardoso (PSDB), foi a capa deste de mês da revista TRIP. O tucano é um dos maiores defensores da legalização da maconha.
Me lembro na UEM (Universidade Estadual de Maringá) que a juventude do PV (Partido Verde), caminha pela universidade com uma camiseta em defesa da droga, o lema da campanha era :"Preserve a natureza, queime o mato certo".
Agora me pergunto esse realmente é um dos temas mais importantes da atualidade, para um ex-presidente empunhar a bandeira. E por que FHC, não legalizou no governo dele?

Estranho não?

|
0

Dia D contra paralisia vacina crianças em Colíder

Posted by Will Scaliante on 15:16 in
A Secretaria de Saúde de Colíder vacinou crianças de até 4 anos de idade, contra a poliomielite. O “Dia D” da campanha foi realizado nesse sábado e contou com o Zé Gotinha animando as crianças.
Foram mais de 1.000 crianças vacinadas, a meta é vacinar até o fim da campanha mais de 2.000 em Colíder, atingindo 95% de pessoas na faixa etária. A vacina está disponível em todos os PSF do município e Centro de Saúde até o dia 15 de julho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a ação foi um sucesso e a procura continua sendo grande. Na próxima semana a vacina será levada até a zona ruaral.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países.

|
0

Copa Comércio começa mostrando equilíbrio entre as equipes

Posted by Will Scaliante on 11:57 in
Com o objetivo de incentivar o esporte entre os trabalhadores, a Prefeitura de Colíder e a TV Record, fizeram nesse sábado a abertura da 2ª Copa Comércio de Futsal. O evento foi realizado no ginásio Roque Guedes e teve a presença das nove equipes inscritas.
Campeã no ano passado, a Casa Nova/Laticínios Primo enfrentou na abertura a Beira Rio, repetindo a final da primeira edição. Mayco Douglas Lima Nicastro, jogador da Casa Nova, negou o favoritismo da equipe. “Eu não acredito nesse negócio de favorito, até mesmo por que o nível das equipes melhoram muito em relação à primeira. Eu acredito que essa Taça é uma oportunidade de confraternizar com a população, na edição passada, você ia aos comércios vizinhos e o maior tema era a competição, foi um campeonato tranqüilo”, declarou o jogador.
O secretario adjunto de Esportes, Marcio Fernandes, afirmou que a disputa dentro da quadra deve ser acirrada. “É um evento diferente que envolve os funcionários das empresas, que oferece um momento de lazer para os trabalhadores e população, sendo uma oportunidade de praticar esporte levando o nome da sua empresa”, disse Fernandes.
Os empresários Carlos da Invest e Rozangela Cristina Nicastro, Casa Nova, marcaram presença, na abertura do torneio. Carlos disse que a Invest fica feliz em participar do evento, já Rosangela disse que a expectativa é boa já que sua equipe foi campeã na edição passada. Outro ponto que faz Rosangela torcer ainda é o fato que seus dois filhos disputam a competição.
O secretário de Planejamento, Wanderlei Borges lembrou que iniciativa permite que o esporte evolua no município. Wanderlei citou como exemplo os jovens do sub-17 que representaram bem Colíder em uma competição nacional, ficando com a terceira colocação geral. Sem delongas o secretário declarou pra quem irá torcer. “A torcida é para a Prefeitura, tem que puxar a sardinha pro time da casa, agora eu vejo como favorita a Casa Nova”. Wanderlei está inscrito pelo time da prefeitura e deve jogar o campeonato.
Logo que bola rolou a emoção tomou conta do ginásio. No primeiro jogo, em um partida eletrizante a Beira Rio venceu por 6 a 5 a equipe da Casa Nova. A segunda partida terminou empatada entre Invest/Yamaha e HRSCOL, cada time balançou as redes por seis vezes. A próxima disputa será na terça-feira (21), às 20 horas, no Ginásio Roque Guedes.



|
0

Chapou Geral: veja o vídeo

Posted by Will Scaliante on 11:40 in ,
Como é de praxe a cantora Amy Winehouse leva com o rigor o lema "sexy, drugs and rock and roll". A vocalista mais chapa da atualidade deu um show de piras no seu último show no dia 18 deste mês, em Belgrado capital da Sérvia.
Dona de uma voz poderosa que lembra a emblemática Janis Joplin, a cantora deixa no ar a sensação que seu vício a cada dia destrói cada vez mais sua carreira. Sempre que vejo notícias ligadas a cantora, inconcientemente me pergunto, quanto irá demorar para  Amy ter uma overdose?
Veja Amy em Belgrado cantando Valerie, repare nos gestos e na dança, um misto de movimentos do Fred Mercury Prateado (Panico na TV) com um jutso do desenho Naruto.


|
1

Enquete encerrada

Posted by Will Scaliante on 17:29 in
Sérgio Ribeiro, delegado de polícia
No cenário eleitoral proposto pela enquete do Acorda Colíder, o delegado de polícia Sérgio Ribeiro Araújo, possível candidato a prefeito de Colíder pelo PT terminou na frente dos outros concorrentes com 34% dos votos. A enquete ficou aberta por 15 dias e teve 61 votos. O ACORDA lança uma nova enquete com novo cenário e candidatos.


Confira a votação dos leitores:

Noboru Tomiyoshi - PSD
  11 (18%)
 
Ademir Crespim - PMDB
  17 (27%)
 
Jaime Marques - DEM
  12 (19%)
 
Delegado Sérgio Ribeiro - PT
  21 (34%)
 


|
0

A boa do fim de semana

Posted by Will Scaliante on 12:12 in
A dupla colidense Fernando e Araújo irá se apresentar na noite de hoje (17) no Cento de Eventos, particularmente gosto do som dos guris. O show deve ser um sucesso. Já adianto que a dupla, nos últimos dias gravou algumas músicas novas, dentre essas "Infinito" vai encantar os corações apaixonados.
No dia 18 a dupla se apresenta em Terra Nova, dia 09 de julho Alta Floresta, 11 Juína e 16 em Juara.
Confira o Site da Dupla

|
0

Com Zé Gotinha, vacinação contra poliomielite começa sábado

Posted by Will Scaliante on 12:04 in
A Secretaria Municipal de Saúde Colíder realizará a primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil no próximo sábado (18). O Dia D espera vacinar em média 2 mil crianças, 30 funcionários vão estar trabalhando e os postos de saúde que ficarão abertos das 08 horas até as 17 horas..
Todas as crianças menores de 5 anos devem receber as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. Os responsáveis não devem esquecer de levar a carteirinha de vacina.
Uma atração para a vacina é o Zé Gotinha que irá receber as crianças às 8 horas no PSF Santa Clara e Celídio Marques.
A meta governo federal é vacinar pelo menos 95% das 14.148.182 crianças nessa faixa etária em todo Brasil.
A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
O Brasil está livre da poliomielite há mais de 20 anos. O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil permanece ativo em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.
A Secretaria de Saúde lembrou que a campanha de vacinação da gripe foi prorrogada e que até o dia 22 as vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde.

|
0

JPT debate eleições 2012 e reforma política no Encontro de Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:30 in
 Do site do Rildo Amorin
O Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores realizado em Colíder, no último domingo (12) contou com a participação da JPT (Juventude Petista). O debate girou em torno da organização partidária para as eleições de 2012. O deputado federal e presidente do partido, Sáuguas Moraes e o deputado estadual Ademir Brunetto estavam presente na atividade.
A JPT defendeu a proposta de cotas para representação da juventude na eleição por lista fechada, sistema que pode ser aplicado com a reforma política. Wil Scaliante, integrante da JPT afirmou que respeitar os segmentos é incentivar a representação democrática da população. “Hoje os jovens são quase 1/3 da população brasileira. No Congresso Nacional existem cerca de 8% de deputados jovens. Desses, a maior parte são herdeiros políticos, filhos de políticos, a renovação é pequena. No sistema de lista fechada minha preocupação gira em torna de que em qual ponta da lista as candidaturas jovens irão ficar: na ponta de cima ou de baixo? Por isso defendo que 10% das vagas sejam reservadas ao segimento jovem”, declarou.
Scaliante também atentou sobre a importância da inclusão dos jovens nas assessorias dos mandatos. “É garantir a participação do jovem na política, além de dar oportunidades para formulação de PPJ (Políticas Publicas para Juventude) na base”.

A JPT destacou que os diretórios municipais devem ter planejamento estratégico e desde já, começar a organizar um calendário de atividades visando à preparação do partido para as eleições de 2012. “Hoje o PT é protagonista no cenário político nacional, nossos diretórios municipais não devem ser coadjuvantes. Às vezes é preciso ter a coragem de encabeçar uma disputa eleitoral para fortalecer o partido. Derrotas podem significar vitórias futuras e na política precisamos ter a coragem de disputar e marcar nosso posicionamento. Certamente o PT só pelo nome e o que representa na transformação do país sempre será uma candidatura forte”, declarou Scaliante.
A JPT de Colíder se organiza para realização de seu Congresso Municipal, dentre as novas metas está à filiação de jovens, ajuda na organiza dos Congressos na região e criação de comissões especificas, como a .de movimento estudantil e meio ambiente.

|
0

Campanha visa combater queimadas urbanas

Posted by Will Scaliante on 12:23 in
Tendo em vista que o período de estiagem já chegou e, junto com este a prática ofensiva de queimadas no meio urbano, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Assuntos Fundiários e Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commea), em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso,a Campanha Municipal de Prevenção e Combate as Queimadas Urbanas. O objetivo é informar, orientar e sensibilizar a população colidense sobre os prejuízos dessa prática para a saúde e as infrações (multas e contravenções penais) as quais as pessoas que ateiam fogo estão sujeitas.
A campanha será lançada no próximo dia 16 com a realização de Audiência Publica. O slogan da campanha é “Fogo: apague essa idéia”. O evento será realizado no Centro de Eventos, às 09 horas. De acordo com secretária adjunta de Meio Ambiente, Norma Nobre a intenção é instrumentalizar as pessoas participantes de que queimar partindo do pressuposto que a prática é normal, e se livram do “lixo” de forma rápida pode trazer transtornos indesejados. “Pesquisas revelam que as maiorias das pessoas desconhecem o mal que a fumaça produzida da queima. O ato é ruim para a saúde e para o meio ambiente. Reduz a qualidade de vida da população! Assim, seja qual for o motivo, esta prática deve ser evitada, considerando que as principais vítimas são as crianças e os idosos, mas de forma geral atinge todos. Além disso, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/98, queimar no meio urbano (na cidade) é crime o ano inteiro, dá multa e condenação”, explicou.

|
0

Criança de sete anos é encontrada com crack na escola em Maringá

Posted by Will Scaliante on 12:19 in
odiario.com
Um menino de sete anos de idade foi flagrado com cinco pedras de crack, na tarde desta segunda-feira (13), em uma escola no Jardim Paraíso, em Maringá. Segundo o conselheiro tutelar Vandré Fernando, a droga pertencia ao pai da criança, que vende crack para sustentar o vício.
"O menino não tinha ideia de que aquilo era um entorpecente. Ela estava brincando com as pedras, quando a professora percebeu a situação e encaminhou a droga à direção. Provavelmente a criança achou em casa e levou para a escola inocentemente", conta Vandré Fernando.
A patrulha escolar da Polícia Militar foi acionada e constatou que se tratava realmente de crack. A mãe do garoto permitiu a entrada dos oficiais na residência da família para a realização de uma revista, porém nada foi encontrado. O pai do menino também não foi localizado.
O Conselho Tutelar está orientando a família. A Polícia Civil está investigando o caso.

|
0

Encontro Regional do PT é realizado em Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:10 in
O Partido dos Trabalhadores (PT-MT) realizou em Colíder, no último domingo (13) o Encontro Regional do PT. A atividade faz parte do calendário da direção estadual. A reunião contou com a presença do deputado estadual Ademir Brunetto e o presidente do partido Ságuas Moraes.
Municípios da região participaram do Encontro. O objetivo era começar a organizar os diretórios municipais para a eleição de 2012. O Partido dos Trabalhadores é protagonista na conjuntura política nacional e assim deve se posicionar nas próximas eleições em Mato Grosso. Candidaturas a prefeito, coligações fortes e chapa pura de vereadores são opções para o pleito do próximo ano.
O deputado Brunetto ressaltou que é importante os militantes terem coragem e organização. O presidente do PT, Ságuas explicou sua situação no Congresso Nacional e falou sobre o sistema de rodízio de deputados. O presidente afirmou que deve continuar na suplência para deputado federal e na presidência do partido.
O Mato Grosso perde muito com Ságuas sem mandato uma das principiais referências da educação na política estadual. Já Brunetto têm o compromisso de continuar honrando o ideal petista e liderar o partido na Assembléia.

|
0

O PT e a crise do ministro Palocci

Posted by Will Scaliante on 10:50 in
Por: Elói Pietá é secretário geral nacional do PT.Para os petistas, não sair em defesa de Palocci foi uma reação contra o risco de distanciamento do PT em relação à sua base social. Por isso estamos com a presidenta Dilma e apoiamos sua dolorosa atitude nesta hora. Mesmo tendo que perder um ministro tão importante, ou tendo que parecer vencida pela pressão das oposições, ela preferiu não perder o sentido social de seu governo.
Os petistas não contestam o direito que Palocci tinha de exercer uma atividade privada quando saiu do governo em 2006 e de ter sucesso nela. O que causou espanto e levou os petistas a não apoiarem sua permanência no governo, foi a origem de seus ganhos privados (orientar os negócios de grandes empresas), a magnitude dos resultados (dezenas de milhões de reais), e o alto padrão de vida que ele se concedeu (representado pelo investimento em moradia fora de sua própria origem de classe média).
Nós, petistas, éramos ‘de fora’ nos tornamos ‘de dentro’ do Estado brasileiro. Até hoje a elite rica ou a classe média alta de doutores não simpatiza com ver lá essa geração vinda dos movimentos de trabalhadores. Somos herdeiros dos esforços que o Partido Comunista representou ao levar em 1945 ao Parlamento trabalhadores historicamente excluídos do poder (por pouco tempo, já que logo posto na ilegalidade). Somos herdeiros daqueles que no início dos anos de 1960 ensaiaram alguma presença no Estado através de suas lideranças sindicais e de partidos socialistas nascentes (tentativa abortada com o golpe militar).
Enfrentamos com muitas dificuldades materiais as eleições. Uma após outra, elegemos homens e mulheres vereadores, deputados, prefeitos, senadores, governadores, até chegar três vezes à presidência da República. Muitos se tornaram assessores nos parlamentos, nos governos, diretores, secretários, dirigentes de empresas públicas, ministros.
Quando estávamos perto do poder ou nele, as empresas privadas ajudaram nossas campanhas e procuraram nos aproximar delas. Queremos o financiamento público dos partidos para não depender delas. Respeitamos os empresários, mas com a devida distância.
Não queremos sair do que fomos. Sabemos que as relações econômicas e as condições materiais de vida terminam moldando ideias e ações. São milenares as reflexões que alertam para isso. Vamos recordar alguns exemplos.
Lá longe, o filósofo grego Platão, em A República, dizia que os governantes das cidades-estado não deveriam possuir bens, exceto aquilo de essencial que um cidadão precisa para viver. Que deveriam ter o ouro e a prata apenas na alma, porque se fossem proprietários de terras, casas e dinheiro, de guardas que eram da sociedade se transformariam em mercadores e donos de terras, então, de aliados passariam a inimigos dos outros cidadãos.
A Revolução Francesa no fim do século 18 fez brilhar pela ação dos excluídos as ideias de igualdade, fraternidade e liberdade, contra a concentração da riqueza e do poder nos reis, na nobreza e no clero. É verdade que depois houve a restauração do Império, mas também se fortaleceram as ideias socialistas.
Marx e Engels, que buscavam a emancipação do proletariado, consideravam que, para modificar a consciência coletiva era preciso modificar a base material da atividade econômica. Não bastava, portanto, a crítica das ideias, porque o pensar das pessoas reflete seu comportamento material.
Filósofos sociais posteriores, mesmo aqueles cujas ideias deram suporte ao liberalismo, como Max Weber, falavam de estamentos sociais definidos pelos princípios de seu consumo de bens nas diversas formas de sua maneira de viver.
Já dizia Maquiavel que a política se altera no ritmo incessante das ondas do mar. Os partidos tendem a ser como estas ondas: vem de muito longe, vem crescendo, até que um dia se quebram mansamente nas praias ou mais rudemente nos rochedos. Defender vida modesta para políticos vindos da vida modesta das maiorias, é para o PT uma das condições indispensáveis para comandar um processo de distribuição da renda e inclusão das multidões excluídas, embora não a condição única. Para cumprir esta condição e nosso papel, é essencial sermos, como temos sido: fiéis, na nossa vida pessoal e política, aos milhões e milhões de brasileiros que tem votado e confiado em nós. É legítimo para nós progredir ao longo da vida, desde que todos cresçam na mesma medida em que o bem-estar do povo cresce.
Voltando ao companheiro Palocci: respeitamos suas opções, admiramos sua competência, reconhecemos seu trabalho a serviço do povo. Mas, pelas razões expostas, o PT mostrou que prefere o político de vida simples que conhecemos, ao empresário muito bem sucedido sobre o qual agora se fala.
Nesse mix de filosofias sobre a riqueza e seu reflexo no pensamento social, terminamos lembrando o imperativo categórico de Kant: aja de tal modo que a máxima de sua ação possa ser universalizada, isto é, para que todos sejam iguais a você. Por isso que, para continuarmos a ser um partido dos trabalhadores, não é bom que cultivemos o ideal de empresários.

|
0

Juventude: é hora de fazer a diferença na política

Posted by Will Scaliante on 10:33 in
Ouço de cá ou de lá que a juventude, futuro do Brasil, anda cada vez mais despolitizada. Ora meus caros, primeiro devemos quebrar o estereótipo de que juventude é o futuro, invertendo a lógica podemos dizer que a juventude é o presente. Por quantas vezes nosso segmento foi protagonista nas principais lutas do país? Na ditadura, na gratuidade do ensino universitário publico, nas diretas, no fora Collor e recentemente no Movimento Caça Fantasma contra os escândalos que envolveram a Assembléia Legislativa do Paraná.
Agora vamos nos prolongar um pouco mais, será que nossos jovens são realmente despolitizados? Se olharmos ao nosso redor certamente encontraremos inúmeros jovens organizados em algum tipo de grupo seja este religioso, cultural, esportivo ou até mesmo em ONG. Mais que isso, a juventude segundo pesquisas tem hábito de acompanhar noticiários e o horário político. Nossos nobres jovens não deixaram de ser sonhadores e detentores daquela imensa vontade de melhorar o mundo.
Não podemos tomar como índice de medida definidor de politização a quantidade de jovens organizados partidariamente. Até porque, teoricamente isso exige uma disciplina, instinto de liderança e tempo (coisa que na atualidade boa parte dos jovens não tem por terem de trabalhar e estudar).
A cada eleição que se passa, bate-se recorde de jovens de 16 anos tirando o titulo de eleitor, mostrando seu interesse de definir os rumos de seu país. Mas também não podemos omitir que existe um sentimento de decepção política dentre a população. A corrupção é a principal causadora deste incomodo. Agora pense, normalmente quem são os primeiros a irem as ruas protestar contra esses escândalos? Novamente a resposta está na juventude. Agora não podemos ficar alheios e pensar que tudo está resolvido e que a juventude caminha com entusiasmo na estrada da política.
É fato que a mídia não se cansa de semear a idéia de que política é para os políticos. Aí está nosso enfrentamento, mostrar aos jovens que sua participação dentro dos partidos e nas candidaturas é de súmula importância.
Veja só, se os jovens representam quase um terço da população brasileira à desarticulação eleitoral da juventude fica clara quando constatamos que apenas 2% dos deputados federais são jovens. Sem contar o absurdo de no senado só poder exercer mandado quem tem mais de 35 anos. Se somos protagonistas, se produzimos conhecimento nas universidades, fazemos o Brasil funcionar com nossa força de trabalho, porque nós jovens somos incapazes de um senador? Por puro preconceito. Essa fábula de que experiência é fundamental está mais do que comprovada que por vezes de nada serve na política. Não podemos esquecer que os grandes lobos da corrupção brasileira não são os jovens.
Na verdade o que vemos é a exclusão política do jovem. Essa dificuldade é percebida até dentro dos partidos que relutam em inserir em seus mandatos representantes da juventude. Se somos o futuro e o presente, um terço da população e grandes produtores de conhecimento, qual motivo falta para que deputados e vereadores valorizem suas participações em mandatos.
Nesse importante debate da reforma política com o sistema de lista fechada, onde ficaria as candidaturas jovens, na ponta de cima ou de baixo da lista? Por isso devemos defender a proposta do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude da Câmara. De acordo com o projeto obrigatoriamente os partidos devem reservar 10% de suas vagas para cargo eletivo aos candidatos com idade de 18 a 29 anos.
Nós jovens devemos imprimir uma nova lógica na política nacional, se inserir de cabeça no debate da reforma política e novamente protagonizar essa conquista. Afinal “camarão que dorme a onda leva” e no mar agitado da política não podemos ser apenas um camarão, devemos chegar como a força de uma onda que afunda aqueles encalhados navios dos piratas da política brasileira.

|
0

Voltar as origens

Posted by Will Scaliante on 10:31 in
Por: Sérgio Ribeiro Araujo, delegado de policia e filiado ao PT
Nunca é demais lembrar o passado para avaliar o presente e decidir o que se quer para o futuro.
O PT, originalmente um partido de Esquerda, em suas primeiras disputas eleitorais se recusava a fazer coligações. Isto porque naquela época ser oposição era lutar pela ética, moralidade e ideais. Por isso o PT sempre estava ao lado dos Professores, dos Trabalhadores e dos movimentos sociais.
Mas o que tem isso a ver com Coligações? Tudo! O partido perdeu, uma duas, três vezes, mas na luta e por um  ideal. Assim os trabalhadores pavimentaram o caminho para a vitoria do presidente Lula. No entanto, a vitória se deu com acordos, coligações, naquele momento o que importava era a vencer.
Depois de anos de governo, chegou a hora de pensar no futuro deste partido, sob pena de uma derrota destruí-lo. No Mato Grosso isso tem caminhado a passos largos. Não se vê mais batalhadores e sim muitos oportunistas de plantão.
No mato Grosso, mesmo com muitas análises pessimistas quanto aos rumos do partido nas Eleições de 2010 os acordões foram e continuam sendo feitos. Ao sair das eleições de 2006 o PT saia com dois deputados estaduais, um Federal e uma Senadora.
Em menos de quatro anos, o partido sai das Eleições 2010 como grande perdedor. Hoje temos apenas um Parlamentar, se os demais continuam nos mandatos são graças a acordos desconhecidos pelos filiados. Pergunta-se: Por que parlamentares se licenciariam para dar lugar a deputados do PT? Talvez a reposta seja apenas uma: Não temos mais bandeiras para lutar, viramos partido de cabide de cargos. Isso em plena greve da maior categoria dentro do PT no Mato Grosso, os professores. E pergunta-se cadê o PT ? Virou patrão! Agora luta pelo Governo e não pelos trabalhadores então é preciso uma mudança de rumos urgente, é preciso Voltar as origens.

|
0

Cerca de R$ 6 milhões são destinados para construção do aeroporto de Colíder

Posted by Will Scaliante on 16:02 in ,
Em coletiva de imprensa o prefeito, Celso Banazeski informou que foi aprovado à construção do aeroporto do município de Colíder. A Prefeitura adquiriu a área para construção, fez o projeto, o licenciamento e encaminhou para a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) que aprovou a obra.
Nessa semana, Banazeski foi informado que um recurso estimado em R$ 6 milhões foi liberado por meio do Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos) para a construção, e que dentro de 15 dias já será lançado o processo licitatório.
“Agora temos a certeza que o aeroporto de Colíder será construído, vai ser feita a primeira etapa que é a pavimentação da pista, hangar de passageiros e iluminação”, informou o prefeito.
A pista terá 1.600 metros e tem condições de receber aviões de médio e grande porte. “Existem pistas em São Paulo e aeroportos grandes, que tem a pista menor que a de Colíder. Jatos normais que descem em Cuiabá teriam condições de descer aqui”, explicou Banazeski.
O prefeito lembrou que o desenvolvimento regional é um dos benefícios da construção desse aeroporto. “A população da região vai poder utilizar o transporte aéreo, que cada vez mais é procurado no Brasil. Além disso, você atrai pessoas para conhecerem Colíder e região. Com a construção do aeroporto, pelo menos, desde o inicio se terá linhas regionais”, informou o prefeito.

|
0

Colíder terá nova escola do campo

Posted by Will Scaliante on 16:01 in
Com objetivo de evitar a evasão escolar e oferecer ensino de qualidade, tanto no campo quanto na cidade, a Prefeitura Municipal de Colíder e a Secretaria de Educação encaminharam um projeto ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) para construção e abertura de uma escola no campo. O projeto foi aprovado e o município recebeu o empenho do recurso de R$ 422 mil, para a construção do estabelecimento na comunidade São Matheus.
Essas informações foram concedidas pelo prefeito de Colíder, Celso Banazeski, hoje em entrevista coletiva. O prefeito explicou como será a estrutura da escola. “Serão seis salas de aula, os alunos que são das comunidades mais próximas em vez de serem transportadas para escolas da cidade poderão estudar no campo”, disse.
Banazeski disse que a expectativa é que em 2012 a escola esteja funcionando. “É um desejo da população e dos moradores da comunidade que está sendo realizado”, informou.
De acordo com a secretária de Educação, Tereza Mangolin a idéia de abrir escolas no campo é que se faça uma reflexão curricular voltada para lida teórica e prática dos alunos no interior de suas propriedades. “A implantação dessa escola é de extrema necessidade para que a gente resgate a possibilidade dos alunos que estão no campo permanecer lá”, explicou.
A maior proposta da Secretaria de Educação é que os alunos possam ter futuramente o ensino médio e técnico no campo, para que a educação os ajude no trabalho do campo realizado no dia a dia.

|
0

Gleisi Hoffmann assume Casa Civil no lugar de Palocci

Posted by Will Scaliante on 12:00 in
Em 2010 trabalhei na campanha de Gleisi Hoffmann que foi candidata ao senado eleita. Fui coordenador da campanha de Gleisi no segmento de juventude.
O que posso dizer da senadora é que certamente Dilma acertou em escolhe-lá para um cargo tão importante. Hoffmann é uma das maiores lideranças do PT do Paraná, é simpática, extremamente competente e preocupada com temas segmentados que são de relevância nacional.
Gleisi Hoffmann (PT-PR), toma posse hoje, às 16 horas, no Palácio do Planalto. Ela substitui Antonio Palocci. A senadora e agora ministra é casada com o ministro das comunicações Paulo Bernardo e não se engane, ela é independente e certamente será umas das maiores liderança do PT do Brasil

|
0

Parceira com Guarda Mirim ensina jovens a cuidar do meio ambiente

Posted by Will Scaliante on 11:46 in
Acreditar na juventude e cuidar do meio ambiente são dois lemas para o futuro. A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realiza uma parceria com a Guarda Mirim que oferece um curso de coleta de sementes e de produção de mudas de espécies nativas.
Nesta terça-feira (7), cerca de 50 jovens realizaram atividades no Viveiro Municipal. Os jovens são levados até o local uma ou duas vezes por semana, a meta é encher 25 mil sacolinhas, que serão armazenadas no viveiro, para na época chuvosa serem distribuídas a população.
Na atividade os adolescentes foram divididos em grupos, onde cada equipe realizada uma tarefa, como explicou o engenheiro agrônomo da prefeitura, Paulo Roberto Nicácio. “O grupo maior está na parte de preparo do solo, eles peneram terra pra ficar mais fofo e poroso, depois se faz adubação e vão enchendo as sacolinhas e colocam dentro do viveiro. Outro grupo trabalha com a semente, outro coloca pó de serra na sacolinha, além de fazer uma limpeza na área retirando as árvores que cresceram demais”, informou o engenheiro agrônomo.
Gesnilei Martins de Oliveira, chefe de instrução da Guarda Mirim, explicou que objetivo do curso, segue o estatuto da entidade no sentindo de preservar o meio ambiente. “Soa 83 adolescente, da faixa etária de 11 a 16 anos, que estão envolvidos nesse projeto. A atividade é de extrema importância tendo em vista a necessidade se preservar o meio ambiente, e nós estamos ensinando como fazer isso”, declarou.
A jovem Thais Ribeiro Medeiros, de 14 anos, que é participante da Guarda, disse estar aprendendo muito com o projeto. “A gente vai aprender a preparar a terra, pra preservar o meio ambiente. Sem contar que além de aprender a gente se diverte, dá bastante risada”, disse.
O capitão da Guarda, Péricles Gomes, vê a atividade como uma ótima oportunidade educacional para cuidar do meio ambiente. “Você na hoje muitos jovens preocupados com o meio ambiente. Com o projeto eles aprendem e repassam para os amigos”, declarou.





|
0

Cerca de 600 pessoas pedalam em prol da vida do planeta em Colíder

Posted by Will Scaliante on 18:14 in ,
Quase 600 pessoas participaram no último domingo (5), do Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O “Pedalando em Prol da vida no planeta” teve a largada dada na Praça Central, no meio do percurso foi feita uma parada para visitação da Reserva Ambiental do Rio Jaracatiá.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, falou que é importante se criar uma conciencia de um ambiente saudável. “O ser humano é que faz o meio ambiente ficar com ou ruim, depende da ação dele. Com essas ações do governo municipal que tem a participação da população, faz com que se crie essa consciência de preservar e cuidar do meio ambiente. Ou seja, é usar os recursos naturais de forma sustentável”, afirmou. Banazeski lembrou que preservar o planeta é permitir que as futuras gerações possam gozar dos benefícios que mãe natureza proporciona.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Tereza Mangolin, felicitou que foi uma junção de forças entre o poder publico e as pessoas, que permitiu em pleno domingo a tarde promover uma atividade de tanto sucesso. “Na verdade é para marcar a participação de Colíder no Dia Mundial do Meio Ambiente. Devemos parar um pouquinho para pensar na recuperação do meio ambiente. Por exemplo a recuperação do Rio Jaracatiá, que foi iniciada mais de cinco anos atrás e como podemos ver na visita a reserva as arvores estão em pleno desenvolvimento”, informou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Salgueiro, lembrou que o passeio incentiva o uso de veículos não poluentes como a bicicleta. “Estão todos de parabéns, tanto o prefeito e a Secretária de Educação pela iniciativa, quantos todos os participantes”, agradeceu.
Brindes como camisetas e boné do Projeto Esporte e Lazer de Colíder (PELC) e 12 bicicletas foram sorteadas entre os participantes. Uma nova atividade deve ser marcada assim que se inicie a temporada de chuvas, no próximo passeio árvores serão plantadas.

|
0

Educação divulga calendário de reposição de aula após greve

Posted by Will Scaliante on 15:51
A Secretaria de Educação divulgou que as aulas serão repostas nas férias e feriados devida a greve dos professores. Escolas e séries que não tiveram aula terão férias reduzidas em junho e em dezembro. Outros dois feriados, um em outubro e outro novembro também serão utilizados para repor as atividades.
De acordo com a secretária de Educação, Tereza Mangolin, os alunos na podem ser prejudicados e concluírem o ano sem o mínimo de dias letivos exigido pelo MEC para a conclusão da série. “Nem todas as escolas estão nesse cenário, apenas as que aderiram à greve e não houve aula. Dos 10 dias que as escolas ficaram paradas, cinco dias serão repostos no mês de julho. Dois feriados também serão utilizados. O período de férias de julho fica reduzido, não teremos mais os 15 dias de férias pra quem fez a greve. Dessa forma estarão garantidos os 200 dias letivos dos alunos”, explicou.
A secretária pediu para que os pais garantam que os alunos freqüentem as aulas nessas reposições, pois serão realizadas atividades normais.
A Secretaria de Educação sentou com os diretores de todas as escolas municipais. e em reunião escolherem em conjunto o novo calendário. As decisões foram tomadas levando em conta todos os aspecto incluindo o funcionamento do transporte escolar.

|
0

II Feira de Economia Solidária supera expectativas

Posted by Will Scaliante on 15:22 in
A II Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária: Saberes e Sabores do Portal da Amazônia, reuniu centenas de pessoas na Praça Central de Colíder, na última sexta-feira (3).
A atividade tinha como objetivo incentivar a produção da Economia Solidária e foi marcada por exposição de artesanatos e produtos, além de diversas apresentações culturais.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, destacou que a feira foi um sucesso, por reunir vaias entidades que incentivam o crescimento dos pequenos negócios. “A comunidade se une para o desenvolvimento, o que nós queremos é fortalecer cada vez mais, por isso criamos os Conselhos Municipais de Economia Solidária e de Agricultura Familiar, além fundo de Economia Solidária. Isso é uma mudança de cultura e matriz econômica, que distribuiu melhor a renda, a administração vai sempre apoiar iniciativas como essa, pois os resultados são positivos”, concluiu.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Salgueiro, lembrou que tanto a primeira como a segunda edição da feira atingiu os objetivos. “O projeto da feira passou pela Câmara e teve aprovação por unanimidade, então queremos parabenizar o prefeito Celso, e nós do poder publico estamos aqui para somar com o projeto de economia solidária no município”, declarou.
Para o vice-prefeito, Edson Salgueiro, a economia solidária faz com que o mercado econômico do município seja estimulado. “As pessoas que participam da economia solidária, seja o empreendedor individual ou a economia familiar, são pessoas que sobrevivem desse trabalho”, disse.
A feira é uma oportunidade de começar a mostrar para a população o que é a economia solidária. O secretário de Agricultura, Maurílio Magalhães, falou que no evento a população comprou produtos de alta qualidade produzidos na nossa região. “Mais de 20 municípios estão representados por expositores aqui hoje, Colíder na área de economia solidária saiu na frente, pois já estamos no segundo evento do segmento. A mentalidade da administração é fazer com que a região cresça, não é fazer apenas por Colíder”, afirmou.

|
0

Terceiro funcionário morre após acidente em frigorífico

Posted by Will Scaliante on 15:16 in
Valdomir dos Santos Lobato Ribeiro, 23, morreu na noite de ontem (5). A situação do trabalhador era grave, após acidente no Frigorífico Guaporé, que já tinha deixado duas vítimas fatais.
Valdomir foi o terceiro funcionário à entrar no tanque tentando ajudar os dois amigos que haviam desmaiado. Ele estava internado no Hospital Regional de Colíder desde o dia 26/05. A inalação do dióxido de enxofre, casou sérios danos ao pulmão do jovem, que internado na UTI respirava com ajuda de aparelhos.

|
0

Caso de dengue é confirmado em Colíder

Posted by Will Scaliante on 17:23 in
A época chuvosa passou, mas a preocupação com dengue continua. Foi confirmado nessa semana um caso de dengue no município de Colíder. A Secretaria de Saúde organizou um bloqueio nas casas, com o objetivo de matar os mosquitos.
De acordo com informações da Vigilância Sanitária, focos dos mosquitos continuam sendo encontradas nos quintais da cidade. O bloqueio realizado é a emissão de um veneno nas residências do município com o objetivo de matar o mosquito, porém a substancia não causa dano as larvas.
A preocupação consiste na larva que está armazenado na água, que continuará vivo, e depois pode voar e contaminar a população.
Foram encontradas larvas do mosquito em praticamente quase todo o município, o local mais crítico é o bairro Boa Esperança.
Nessa semana foram notificados dois casos um de suspeita no Jardim Vânia e outro confirmado no Jardim Alegre. A população deve continuar cuidando do seu quintal. A dengue é uma doença que mata.

|
0

Programa de Índio: Cacique Raoni lidera protesto contra construção de Hidrelétrica em frente à Prefeitura de Colíder

Posted by Will Scaliante on 12:28 in ,
Na manhã de hoje (3), índios de várias etnias, liderados pelo cacique Raoini, fizeram um protesto contra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte no Pará.
A manifestação aconteceu na frente da Prefeitura de Colíder - MT. O prefeito Celso Banazeski, declarou como legitimo o protesto, mas lembrou que Colíder não tem relação nenhuma com a construção da usina, já que Belo Monte fica longe de seu município.
Os índios aproveitaram o protesto para fazer reivindicações ao secretário de Saúde, Paulo Lopes, que informou que nos próximos dias, um médico será contratado para atender as comunidades indígenas e a Casai (Casa do Índio). O processo seletivo já está em andamento e até o dia 10 deste mês o profissional já estará a disposição dos indígenas.











|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.