0

Começa Campeonato Municipal de Futebol em Colíder

Posted by Will Scaliante on 16:22 in ,
Cumprindo a promessa de incentivar o esporte, neste sábado (09), a Prefeitura de Colíder realizou a abertura do Campeonato Municipal de Futebol. O torneio é uma marca da gestão de Celso Banazeski, já que é organizado desde 2005.
Nesta edição foram inscritas 35 equipes disputando nas categorias mirim, infantil, infanto, adulto e máster.
De acordo com o prefeito Celso Banazeski, o esporte em Colíder, sempre deve ser incentivado. “Colíder vem investindo no esporte desde 2005, os resultados estão acontecendo, a população está acompanhando e cada vez a gente procura fazer melhor. Se no ano passado o campeonato foi bom esse ano queremos fazer melhor”, afirmou Banazeski.
O secretário adjunto de esporte, Márcio Fernandes, lembrou que a administração municipal valoriza todos os esportes. “É interessante reforçar o compromisso do prefeito Celso que tem realizado todos os anos o campeonato. Realmente um prefeito que tem se dedicado e ajudado muito o esporte”, explicou o secretário adjunto.
Uma participação ilustre no evento foi a do prefeito de Nova Canaã, Luizão. Com o número 9 nas cotas, o prefeito vai jogar o campeonato pelo time máster da sua cidade. Luizão exaltou as iniciativas da gestão Banazeski. “Viemos prestigiar Colíder e o campeonato municipal, quero parabenizar o ‘prefeitão’ Celso, companheiro que está junto nas questões de esporte e também nos outros assuntos aqui da região”. Luizão ainda brincou com sua forma física. “Faz tempo que não jogo bola, mas no passado eu até era mais o menos, não saia do campo sem fazer três ou quatro gols. Vamos ver agora como estou, já que carrego a bola na barriga”, bem humorado brincou o prefeito.
O primeiro jogo foi da equipe de Nova Canaã contra Peixoto de Azevedo, o jogo terminou com um gol para cada lado.



|
0

Foi iniciado em Colíder a 7° edição do “Mutirão da limpeza

Posted by Will Scaliante on 12:27 in
A Prefeitura Municipal de Colíder, por meio da Secretaria de Infraestrutura lançou hoje (11), a 7° edição do “Mutirão da limpeza”. 
Neste ano, além das maquinas removendo os entulhos, a prefeitura destinou um caminhão para a coleta seletiva, é importante lembrar que o lixo reciclável deve ficar separado dos demais.
O secretário de Infraestrutura, Obras e Urbanismo, Noboru Tomiyoshi, afirmou que o mutirão é o início de uma série de ações que serão aplicadas no município. “Após a retirada dos entulhos já se inicia o processo de recuperação das ruas e avenidas não pavimentadas do município. Dessa forma o caminhão que já vai levar o entulho, volta carregado de cascalho providenciando a recolocação do material que a chuva danificou. Então é um processo de limpeza geral, que graças à contribuição dos proprietários das residências, vai proporcionar uma cidade limpa e gostosa de se viver”, ressaltou o secretário.
Noboru lembrou também que a população que tem fossas não utilizáveis em suas casas, pode entrar em contato com a prefeitura, pois ela irá providenciar a quantidade de terra necessária para tapar o local. “É só a pessoa ligar para o 3451-3340, fazer o cadastro e solicitar uma carga de terra. Nós estaremos providenciando essa terra exclusivamente para o entupimento dessas fossas inservíveis”, explicou Noboru.

Confira o calendário do mutirão:
- SETOR LESTE:
Período de 11/04 a 24/04 sendo que as Avenidas Marechal Rondon e Tancredo Neves (setor comercial) serão atendidas somente no período de 21/04 a 24/04 (Feriado)
- SETOR SUL:
Período de 25/04 a 08/05 sendo que a Av Tancredo Neves e a Rua Machado de Assis (setor comercial) serão atendidas somente nos dias 07 e 08/05 (sábado e domingo)
- SETOR NORTE:
Período de 09/05 a 15/05
- SETOR OESTE:
Período de 16/05 a 31/05

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 12:21 in
O viver quando velho
Wilame Prado
Como alguém que completou 80 anos deve ver o pôr-do-sol? E uma despedida? Para alguém já com uma certa idade, o quê deve significar um ‘simples’ tchau? O que será que nossos avós sentem quando nos despedimos, prometendo voltar em breve? Será que ficam aliviados de terem se livrado de um jovem sem espírito e coração? Ou pressentem que será a última vez que verão os filhos dos seus filhos?

Não deve ser tarefa das mais fáceis viver um dia de cada vez, sabendo que o futuro é incerto e que as chances de ser ter a vida esgotada são muito maiores do que há alguns anos atrás. Por isso mesmo, penso que viver quando velho deve ser algo intenso, uma vida cheia de rituais importantes e agradecimentos mais sinceros até mesmo pelo ar que se está respirando, pela comida que se está ingerindo, pela presença, ainda que rara, de parentes e amigos queridos.

Antes de começar a escrever, pensei em podar a minha expressão linguística, tornando-a politicamente correta e, convenhamos, totalmente eufemística. Traduzindo, iria usar o termo “idoso” e não “velho”. E que me desculpem os velhinhos, mas quando eu tiver mais idade não quero ser chamado de idoso. Pretendo aceitar a minha velhice. É o processo natural. O tempo passa, o tempo voa. As coisas envelhecem, inclusive o ser humano. E isso não significa dizer que o velho é ruim. Lembrem-se dos uísques doze anos.

O professor Claudio Stieltjes, coordenador geral da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da UEM, deve concordar comigo quando o assunto é eufemismo. Dias desses, tive o prazer de entrevistá-lo. Entre outras coisas, ele me disse que preferia o termo “terceira idade” ao termo “melhor idade”. Como muito bem pontuou a professora Regina Taam, coordenadora pedagógica do Unati, a melhor idade é quando estamos vivemos momentos bons. E isso pode acontecer quando criança, quando adolescente, adulto ou bem mais velho.

O desafio de se viver bem se torna maior na velhice, creio. Uma pessoa mais velha naturalmente encarou, por exemplo, muitos velórios de entes queridos. As pessoas ao redor vão morrendo. Um amigo aqui, outro amigo lá. Os pais, há décadas já se foram. Alguns filhos também podem acabar morrendo. E isso parece ser algo triste mesmo. Há muitos motivos para se entristecer, sejamos sinceros.

Mas, o que fazer nessas horas? Para onde correr? Entregar-se? Não, pois, com 5, 25 ou 85 anos de idade, aquele sol vai estar se pondo pela tarde e acharemos bonito o crepúsculo, os rituais precisarão ser cumpridos, os agradecimentos deverão ser feitos religiosa e diariamente. Além do que, aquele sorriso sincero do seu bisneto te fará perceber o quanto ele se parece com seu neto, que se parece com seu filho.

Percebendo que a vida continua com o repasse genético de gerações e gerações, o velhinho finalmente chega a conclusão de que também há motivos para se alegrar. É quando ele se pega, em um dia qualquer da semana, enquanto coa aquele café de manhãzinha, com um quase sorriso esboçado no rosto enrugado e a cantarolar uma música bonita que o faz lembrar de uma moça muito bonita e que um dia ele chamou de meu amor.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.