0

Feirantes fazem curso sobre organização e atendimento

Posted by Will Scaliante on 18:30 in ,
Com o objetivo centrado no aperfeiçoamento e sensibilização dos feirantes de Colider sobre a importância do visual como estratégia de venda de produtos hortifrutigranjeiros, o Sebrae – MT em parceria com a Prefeitura Municipal de Colider (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária Assuntos Fundiários e Meio Ambiente) está realizando no município no período de 27 a 30 de abril o curso “Organização e Atendimento aos Clientes na Feira”. A capacitação é especifica para feirantes da Associação dos Pequenos Produtores Hortifrutigranjeiros de Colider – APPHFCOL.

O curso ministrado em forma de oficina pela consultora do Sebrae – MT, Marili Gramolini Garcia Winckler, visa a melhoria quanto ao atendimento aos clientes e a apresentação dos produtos para ampliar os atrativos de comercialização nas bancas da feira livre que é realizada em Colider todas as quartas-feiras e sábados de manhã.

As abordagens temáticas que estão sendo trabalhadas nesses dias estão relacionadas à microbiologia de alimentos, noções em Boas Práticas de Fabricação (BPF), organização das bancas conforme a classificação das frutas, legumes e verduras em climatéricas e não climatéricas, conseguindo à diminuição de desperdício, bem como arrumar as bancas de maneira que as mesmas se tornem atrativas aos clientes.

Os participantes em sua maioria mulheres buscam aprender e aperfeiçoar estratégias e dicas que facilitam a negociação entre consumidor e feirante. Além disso, pretendem ampliar o potencial de comercialização de verduras, frutas, legumes, salgados, queijos, doces, dentre outros, por meio da reorganização dos boxes, com dicas e técnicas de classificação e armazenamento de frutas da época, cultivadas na região.

Nas aulas práticas a consultora trabalhou técnicas demonstrativas a organização correta da banca de frutas, verduras e legumes. A parte prática do curso é realizada no próprio barracão da associação durante a feira de sábado, apenas para os feirantes cursistas. A atividade visa a apresentação de sugestões de oportunidades e melhorias na higienização e colocação dos alimentos nas bancas.

A atividade na feira visa ainda verificar a parte estrutural do barracão, boxes, dentre outros, assim será possível contribuir com sugestões para adequação na estrutura física melhorando o atendimento ao público, bem como da legislação da Anvisa – RDC nº 216 de setembro de 2004 que objetiva a comercialização de produtos frescos, saudáveis e seguros, garantindo a segurança de alimentos.

|
0

Gripe: mais de mil pessoas foram imunizadas no dia D

Posted by Will Scaliante on 18:28 in
A Secretaria de Saúde de Colíder vacinou idosos, gestantes, funcionários da saúde e crianças com idade entre seis meses e dois anos. A campanha do dia “D” vacinou só no sábado (30), 1.172 pessoas, sendo 199 crianças, 66 gestantes, 89 trabalhadores da saúde e 818 idosos. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 5.300 pessoas até o final da campanha.
A vacinação foi realizada no PSF Santa Clara, PSF Bom Jesus e Centro Municipal de Saúde, das 8 até 17 horas. A campanha de vacinação contra a influenza (gripe) segue até o dia 13 de maio. Quem não se vacinou e está dentro dos requisitos ainda pode procurar um dos pontos de vacinação.
Os moradores das comunidades rurais serão vacinados a partir da próxima quarta-feira (04). Confira a programação das visitas:

04/05/2011
Comunidade Santo Reis – das 07h40min às 08h00min
Comunidade São Paulo – das 08:15 às 08:30
Comunidade PA Veraneio – 09:00 às 10:00
Comunidade Novo Milênio – 10:20 às 10:40
Comunidade Nossa Sra. Aparecida – 11:00 às 11:15
Comunidade Campo Belo – 12:30 ás 12:45
Comunidade Sto. Antonio da Cacique – 13:00 às 13:15
Comunidade Nossa Sra. De Lourdes – 13:30 às 14:00
Comunidade Nossa Sra. De Fátima – 14:20 às 14:30
Comunidade São Sebastião do Bigode – 14:45 às 15:00
Comunidade São Mateus – 15:15 às 15:30

05/05/2011
Comunidade Sto. Antonio – 08:15 às 08:40
Comunidade Soledade – 09:10 às 09:30
Comunidade Jacutinga – 10:00 às 10:15
Comunidade Altonia – 10:40 às 11:00
Comunidade Trevo da Amizade 12:15 às 12:30
Comunidade São Luis 12:45 às 13:00
Comunidade Coração Ecarístico – 13:15 às 13:30
Comunidade Cambará – 13:40 às 14:00
Comunidade São Pedro – 14:15 às 14:30
Comunidade Água de Prata – 14:45 às 15:00
Comunidade Santa Fé – 15:15 às 15:30

06/05/2011
Comunidade Cristo Rei – 08:00 às 08:20
Comunidade Café Norte- 09:00 às 10:00

09/05/2011
Fazenda Tratex – 08:30 às 09:30
Fazenda Bananal – 09:45 às 10:15

|
1

Bin Laden, campeão mundial de esconde-esconde: 2001/2011

Posted by Will Scaliante on 18:01 in
Um título de causar inveja a qualquer fugitivo dos E.U.A. O terrorista mais procurado do mundo deu um nó na cabeça dos agentes da C.I.A por 10 anos. Escondido em montanhas? Morto? Não, Osama Bin Laden estava escondido em uma mansão ou melhor fortaleza.
Há tempos o mundo não comemorava tanto a morte de alguém. Vilão para alguns, herói pra poucos, é fato que o barbudo da Al Qaeda será um símbolo do radicalismo religioso. A morte de Bin Laden, como a própria Interpol anunciou deve causar tentativas de atentados terroristas.
O Campeão Mundial de Esconde-Esconde, foi premiado com uma das mortes mais badaladas do mundo. E você que esperava dar uma olhadinha no campeão, vai ficar na vontade, mesmo depois de morto ele continua escondido, como informou os norte-americanos, agora no fundo do mar.

|
0

Sec.de Educação divulga carta esclarecendo negociação com professores

Posted by Will Scaliante on 17:12 in
ESCLARECIMENTOS A POPULAÇÃO
A Administração Municipal desde o ano de 2005 tem priorizado investimentos na valorização dos Profissionais da Educação. No ano de 2010, investiu 70,8% das receitas na folha de pagamento. Para o ano de 2011, o Prefeito Municipal de Colider Celso Paulo Banazeski, concedeu reajuste salarial de 6,46% para todos os Profissionais da Educação. O Projeto de Lei concedendo o reajuste tramita na Câmara Municipal dos vereadores desde 14 de março de 2011, aguardando votação.
No período de 2005 a 2011, o Piso Salarial do professor foi reajustado em 135,66%, e o índice inflacionário INPC foi de 42,24%, garantindo assim um ganho real de 93,42%.

PISO SALARIAL DO PROFESSOR

Valor do Piso Salarial para pós-graduado no ano de 2004

642,53

Valor do Piso Salarial para pós-graduado no ano de 2011

1.514,32

Média salarial dos professores municipais efetivos

1.682,87


Reajuste salarial acumulado concedido no período de 2005 a 2011

135,66%

INPC acumulado de 2004 a 2010 (inflação)

42,24%

Ganho Real

93,42%

GRÁFICO DEMONSTRATIVO




PREFEITO MUNICIPAL DE COLIDER CELSO BANAZESKI ATENDEU TODOS OS PONTOS DE PAUTA DE REIVINDICAÇÕES APRESENTADOS PELO SINTEP
ü     Atualização do Piso Salarial em 15,85%.
O Prefeito Municipal, Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, juntamente com a equipe técnica, após análise das receitas e despesas da Educação que investiu em 2010, 70,8% das receitas com folha de pagamento e considerando ainda que a Lei de Responsabilidade Fiscal limita os gastos da Prefeitura com pessoal em 51,30%. O Prefeito Municipal concedeu reajuste salarial, de 6,46% a todos os Profissionais da Educação e firmou também o compromisso de retomar as negociações no mês de julho de 2011, onde será avaliado o comportamento das receitas e o panorama da folha de pagamento.
ü     Redução de jornada de trabalho para os funcionários, de 40 para 30 horas semanais.
Ficou acordado que será desenvolvido estudo de impácto, pelo Sintep durante o ano.
ü     Ampliação do financiamento da Educação Infantil.
Foi criado uma comissão de estudo, com a finalidade de produção de um documento a nível municipal.
ü     Melhorar e agilizar o atendimento da saúde pública.
O Sintep sugerirá reunião com o Secretário de Saúde e possivelmente com a participação do Prefeito.
ü     Participação e acompanhamento da subsede do SINTEP das discussões sobre cooperação técnica e demais políticas da educação.
Abertura dos arquivos da Secretaria de Educação para averiguação dos documentos.
ü     Adesão de um plano de saúde para os profissionais da educação.
O Secretário Claudio Scalon, ficou com a responsabilidade num prazo de 30 dias consultar empresas do setor com a finalidade de avaliar a melhor proposta e a possibilidade de firmar convênio com a Prefeitura.
ü     Implantar o Recesso de final de ano para os profissionais da educação.
O Secretário Vanderlei Borges, na reunião de negociação com o SINTEP no dia 11 de março de 2011, fez esclarecimentos de que nessa Administração o recesso de final de ano decretado pelo Prefeito, se refere a uma redução nos horários de atendimento ao público em virtude de funcionários que se encontram de férias.

Obs. O Poder Executivo Municipal, de forma honesta e transparente debateu com o Poder Legislativo e os Profissionais da Educação a real situação financeira da Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal, nas reuniões dos dias 25/02/2011, 11/03/2011 e 07/04/2011, além da exposição de mesmo teor feita pela Secretaria de Educação na Sessão Ordinária da Câmara Municipal no dia 04/04/2011.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

|
0

Hoje tem evento do Cerest

Posted by Will Scaliante on 17:57 in
Será realizado no início da noite de hoje (29), um evento de comemoração ao Dia do Trabalhador e também Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Com várias atividades culturais, informativas e culto ecumênico o evento será realizado no CCE/Fraternal. 

|
0

Acrimat em Ação leva palestra para os produtores de Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:47 in
No Centro de Eventos de Colíder, nesta quinta-feira (29), foi realizada mais uma etapa do projeto “Acrimat em Ação”. A proposta da Associação dos Criadores do Mato Grosso é levar por meio de palestras informações aos criadores de gado e proprietários rurais.

Colíder possui cerca 384,455 mil cabeças de gado, esses dados divulgados pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) se referem a vacinação contra a febre aftosa de novembro de 2010. A alta atividade pecuária no município fez com que a Acrimat colocasse Colíder na lista das cidades a serem visitadas pelo projeto.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski acompanhou todas as palestras e falou da importância de eventos como esse para qualificar a administração do pecuarista. “Usando as ferramentas apresentadas pela Acrimat, podemos ter atitudes diferentes e fazer uma melhor administração da propriedade, tendo assim resultados ainda mais satisfatórios. Quem não veio perdeu. Os pecuaristas têm que se unir mais e participar de eventos como esse”, concluiu o prefeito.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, falou que objetivo do projeto é deixar o pecuarista “mais preparado da porteira pra dentro”. “Já caminhamos por 17 cidades do estado, levando essa mesma palestra, qualificando o pecuarista para enfrentar situações de mercado que ele não estava preparado e também para que consiga lidar e conhecer a legislação trabalhista”. Vacari lembrou que outro tema abordado que é de importância refere-se a administração das fazendas. “Trazemos também uma palestra sobre gestão de propriedade para que você realmente saiba o que está acontecendo com a sua fazenda, com sua vida financeira, se aquilo está dando ou tomando dinheiro. A pecuária tem essa característica, às vezes ela tira dinheiro do bolso do produtor sem que ele perceba”, informou.

De acordo com presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, as informações que foram apresentadas pelo projeto interessam, já que dizem respeito a temas relacionados à nossa região. “Foi falado dos créditos rurais dos bancos disponíveis para o produtor, muitos não conseguem esses créditos por falta de informação, quem assistiu à palestra viu os caminhos para conseguir esse recurso”, ressaltou.

As próximas cidades que vão receber o “Acrimat em Ação” são Nova Monte Verde com as palestras no dia de hoje (29/04) e Alta Floresta no sábado (30/04).

Confira os temas que foram apresentados nas palestras:
GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – O projeto é apresentado pelo consultor da Acrimat, médico veterinário Aristides Maruri. Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.

Cartilha do Empregar Rural – O advogado e especialista em direito trabalhista, Leonardo Bressane, é o palestrante desse tema polemico do campo. A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado para o setor pecuário. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO, e são representantes de cada instituição do município, que explicam quais as linhas de financiamento para cada situação. 

Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?
A palestra sobre o mercado do setor pecuário é feita pelo superintendente do Imea, Daniel Latorraca. Os temas expostos são:
* A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;
* O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;
* Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.

|
0

Palestra debate criação da CIST em Colíder

Posted by Will Scaliante on 15:25 in
Os servidores da Secretaria de Saúde de Colíder, convidados pelo Cerest, participaram nesta quarta-feira (27), de uma palestra de instrução para a criação da CIST (Comissão Interna da Saúde de Trabalhador).
Essa comissão é criada dentro do Conselho Municipal de Saúde e tem como objetivo prevenir acidentes e doenças oriundas do trabalho. O coordenador estadual de vigilância e saúde do trabalho, da Secretaria Estadual de Saúde, Éder Azevedo Ramos foi quem ministrou a palestra. Ramos destacou a importância de uma CIST em Colíder. “A Comissão de Saúde do Trabalhador vem na ótica de fazer a representatividade dos trabalhadores da região de Colíder, para que esses consigam mostrar para gestão aquilo que eles realmente necessitam frente ao SUS. Sejam cuidados assistenciais ou de vigilância para a promoção da saúde”, explicou Ramos.
A comissão será formada de forma representativa, onde os trabalhadores dos diversos segmentos irão indicar alguém que os represente.

|
0

Sábado é dia de vacinar contra Influenza

Posted by Will Scaliante on 15:13 in
O próximo dia 30 (abril) é de vacinação contra a Gripe Influenza, as gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da saúde devem se vacinar. A vacina será aplicada das 8h até as 17h no Centro Municipal de Saúde, PSF Santa Clara, PSF Bom Jesus e nas comunidades rurais, a partir do dia quatro de maio.
Ao comparecer na unidade de saúde, não se esqueça de levar o cartão de vacina.
O vírus da Influenza tem três tipos: A, B e C. O tipo A promove uma doença que vai de moderada até severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais (gripe do porco, da ave).O tipo B afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves. Já o tipo C não é epidêmico.
Uma das maiores pandemias da historia da humanidade, que deixou mais de 20 milhões de mortos, conhecida como gripe espanhola, é oriunda de um vírus influenza. Com o passar do tempo esse vírus sofre mutações. Melhor prevenir do que remediar, então não esqueça de vacinar.

|
0

Colíder perde três seguidas e está fora da Copa Centro América

Posted by Will Scaliante on 11:46 in
Do Blog Esporte Colíder
Com jogadores apenas prata da casa a equipe de Colíder deu adeus a Copa Centro América de futsal. A equipe acabpu perdendo na estréia da terceira fase para Tapurah por 06 a 01, na sequencia fez um bom jogo contra Sinop mas no finalzinho perdeu por 07 a 06. No último jogo os colidenses pegaram umas das equipes candidatas ao titulo a cidade de Campo Novo e perdeu por 06 a 00. Mesmo com a desclassificação a equipe mais uma vez superou-se e ficou entre as melhores da competição. Enquanto outras cidades trazem praticamente o time inteiro de fora a cidade de Colíder está valorizando seus talentos e sabendo que podemos melhorar ainda mais fisica e tecnicamene a equipe irá manter os treinamentos para a Taça Lider e o Campeonato Regional de futsal. Dessa forma criamos uma estrutura diferente que valoriza e incentiva novos e velhos talentos do futsal local e que sem dúvida dará bons frutos. É uma pena que alguns imbecis ainda critiquem tal iniciativa e acham que trazer uma equipe inteira de fora resolve, talvez de imediato sim, mas é algo passegeiro sem consistencia. Preferimos então se pensamos investir em um projeto a médio e longo prazo com os pés no chão. Valeu jogadores, parabéns por honrarem a bandeira colidense, parabéns Adenil e Edinho pelo trabalho e também agradecemos a Beira- Rio e ao Colégio Alternativo pelo incentivo e claro a Prefeitura Municipal.

|
0

Esporte e Lazer realiza atividade de Páscoa

Posted by Will Scaliante on 11:39 in
O projeto Esporte e Lazer, da Secretaria Educação, Esporte e Lazer, realizou nesta última quarta-feira (20), além da ginástica no CCE, algumas apresentações culturais e distribuições de brindes em comemoração a Páscoa.
O agito e queima de calorias provocadas pelos exercícios comandados pelo professor Mizael Milam, terminou com a entrega de chocolate para os participantes da atividade. “Foi um evento de comemoração a Páscoa, então juntamos as oficinas de karate, dança, ginástica e tenda de leitura. Então condicionamos um brinde simples com chocolates para a data não passar em branco”, afirmou o professor.
Um dos participantes, José Carlos, que é segurança da paróquia e do Fraternal, falou da importância do exercício físico. “O esporte é saúde e é isso que nós estamos fazendo, procurando sempre estar em forma”, declarou Carlos.
A professora Sueli Cabral, falou da animação da atividade. “O que mais me estimula é o nosso monitor o Mizael, ele consegue fazer coisas inusitadas como realizar atividades para as mães e filhos. Então eu falo que a ginástica é um TDB [tudo de bom] por que ela nos faz bem pro corpo e pra alma”, informou a professora.

|
0

O garoto de Liverpool

Posted by Will Scaliante on 10:20 in
“Mas afinal o que é rock and roll, os óculos dos John ou o olhar do Paul?”
The Beatles é rock, o melhor já feito na Inglaterra, “Image e Hey Jude” estão entre minhas canções favoritas da banda.
O filme “O garoto de Liverpool” conta parte da juventude de John Lennon, como ele conheceu o rock, a influencia de Elvis na sua música e o encontro de Lennon com Paul.
Aqueles que gostam de uma biografia narrada nas telonas, certamente gostarão do filme. Eu diria que o melhor da produção é narrativa, comparo ao nacional “Cazuza” e ao inconfundível “Jony e Jessie”.
Certamente este está entre meus filmes prediletos, então vale indicação.

|
0

Beneficiário da isenção do IPTU deve comparecer à Prefeitura

Posted by Will Scaliante on 17:21
Os aposentados que são beneficiados pela isenção do IPTU e receberam o carnê de pagamento do imposto, não devem se preocupar. Como os tributos são lançados anualmente é obrigação de o contribuinte requerer sua isenção. A prefeitura de Colíder tem facilitado o processo não exigindo que os idosos façam o requerimento todos os anos, isso por entender de suas dificuldades na locomoção e de compreensão da parte burocrática.
O secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, explicou que como a prefeitura modernizou seu sistema de informática, os cadastros dos aposentados com isenção dos anos anteriores foram perdidos. “Esse ano estamos exigindo aos que tinham isenção, que procurem à prefeitura munidos de alguns documentos, como a copia de RG e CPF, escritura do imóvel e documentos que comprovem a renda”. Os amigos ou parentes dos aposentados que quiserem solicitar a isenção pelo idoso devem comparecer ao Departamento de Tributação da Prefeitura, onde encontraram o modelo do pedido de autorização por escrito.
O secretário tranqüilizou a população e lembrou que a isenção pode ser feita durante todo o ano. “Não é preciso que todos venham de uma vez, correndo. O processo pode ser feito ao longo do ano, não há motivo para desespero, tanto que aumentamos o quadro de funcionários da tributação para atender essa demanda que sabíamos que ia ser um pouco maior neste ano”, informou.
É importante lembrar que a isenção é valida para aposentados que tem renda de até quatro salários mínimos e famílias com portadores de deficiência física ou mental.

|
0

Comerciante deve providenciar alvará de segurança

Posted by Will Scaliante on 15:35 in
A partir deste mês, os estabelecimentos comerciais de Colíder devem começar a providenciar o alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. Essa uma das exigências legais ao funcionamento de comércios em municípios onde se possuiu batalhões da corporação. O alvará prevê a colocação de instrumentos de segurança como extintor de incêndios, iluminação e saída de emergência.
De acordo com secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, o alvará de bombeiros vai dizer à prefeitura que aquele estabelecimento está atendendo aos quesitos de segurança. “Em toda a cidade que tem Corpo de Bombeiros existe essa exigência de alvará de segurança. No primeiro ano de instalação da Corporação no município já havia mobilização de se cobrar o alvará. Mas, nós conversamos para aguardar um pouco mais, para não se gerar um impacto negativo na mente da população. Já faz quatro anos que o corpo de bombeiro está em Colíder e não há mais argumento pra protelarmos essa exigência”, informou Borges.
O secretário lembrou que a partir desse ano, o alvará da prefeitura será condicionado ao do corpo de bombeiro. O comerciante deve pelo menos ter o protocolo do alvará, o que dá o prazo de até o fim do ano para se tomar as providencia necessárias relativas aos equipamentos de segurança.
Para retirar o alvará ou protocolo o comerciante deve procurar o corpo de Bombeiros. O Sargento Fernandes informou quais são as medidas necessárias para se retirar a documentação. “A primeira providencia é procurar um engenheiro de segurança pra protocolar à documentação. O comerciante tem até o final de 2011 para estar comprando os preventivos como o extintor e a lâmpada de emergência”, explicou o sargento.
Fábricas e postos de gasolinas devem com urgência procurar o Corpo de Bombeiros para retirarem o alvará de segurança. 

|
0

Em terra de príncipe o cavalo branco é o povo

Posted by Will Scaliante on 10:53
Em tempos democráticos, a nobreza continua influenciando agora o imaginário da população ou plebe. Diariamente os jornais noticiam novidades sobre o casamento do príncipe William com Kate Middleton. Para se ter uma idéia do tamanho da badalação, se faz até aposta de quem será a primeira a chorar na cerimônia.
Caros leitores qual a importância desse casamento? O que irá mudar em suas vidas? A monarquia inglesa continua sendo a unica respeitada em todo mundo, porém 40 milhões de dólares, serão gastos dos cofres britânicos para arcar com os festejos, dinheiro da plebe gasto com a nobreza. Eu diria que é preciso ter uma paciência inglesa para aguentar tudo isso.

|
0

Programa Mais Educação é ampliado em MT

Posted by Will Scaliante on 10:29 in
O desenvolvimento de atividades em período integral em escolas da rede estadual será ampliado em Mato Grosso. A partir de 2011, o Programa Mais Educação será ofertado em mais 37 unidades. Atualmente são 89 unidades e, com as novas adesões, o número passará a 126, com expansão do atendimento para 24 municípios. Atualmente as atividades são desenvolvidas nas cidades de Alta Floresta, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. As unidades que desenvolvem o Programa abrem espaço para atividades extracurriculares. Quem estuda no período matutino fica mais três horas na escola, no período vespertino e vice-versa.
O Projeto Mais Educação – criado pelo Ministério da Educação e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) – prevê a permanência do estudante por até sete horas nas unidades escolares. “Nossa preocupação não é somente de ampliar o número de escolas, mas fazer com que atendam dentro da perspectiva de educação integral, com atividades previstas dentro do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 10:03 in
Ontem
The Beatles

Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar
Oh, eu acredito
No passado

De repente
Não sou metade do homem que costumava ser
Existe uma sombra pairando sobre mim

Oh ontem
Veio de repente

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

|
1

Vale nota, professor?!

Posted by Will Scaliante on 12:34 in ,

ANTONIO OZAÍ DA SILVA

Professor do Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá (UEM); editor da Revista Espaço Acadêmico

Educadores críticos como Paulo Freire nos ajudam a refletir sobre a prática docente. Mas, toda reflexão embute um certo sofrer; e este sofrimento é ainda maior quando identificamos que a teoria pedagógica, isto é, os fundamentos e modelos que incorporamos, contribuem para aumentar as dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem. Entre a teoria e a prática há uma distância nem sempre fácil de percorrer. Assim, ainda que nossas certezas teóricas nos levem a assumir uma determinada postura como educadores, somos desafiados cotidianamente pela realidade da sala de aula.
A título de analisarmos os desafios e angústias da prática docente, adotemos alguns exemplos hipotéticos:
O (a) professor (a) “X” ministra aulas para duas turmas, em horários seguidos. Ele (a) aplica a prova para primeira turma e esta, no intervalo, passa as questões (e respostas) para a segunda turma. Posteriormente, o (a) professor (a) fica sabendo do ocorrido, e irado (a), afirma que a prova será anulada para ambas as turmas. Os alunos, é claro, não aceitam. O que fazer?
Numa certa manhã gélida o (a) professor (a) dirige-se à escola para ministrar aula e, lá chegando, se vê diante do seguinte fato: seus alunos mataram a aula para estudar a matéria do (a) outro (a) professor (a), que aplicou a prova na aula seguinte. O que fazer?
A aula do (a) professor (a) “Y” é interrompida pelo (a) professor (a) “Z” para informar aos alunos sobre a disponibilidade de monitoria em sua disciplina. Os alunos escutam-no atenciosamente, mas não esboçam reação nem fazem perguntas. Não contente em apenas “dar o recado”, o (a) professor (a) “Z” adota um tom de ameaça velada e sugere aos alunos que procurem a monitoria e façam um “estoque de notas”.
Nestas hipóteses, o fator fundamental que salta aos olhos é o objetivo e/ou a necessidade da nota. O (a) aluno (a) precisa estudar não para aprender, não para se formar e se educar – no sentido freireano – mas para tirar a nota, fazer um estoque de notas e obter o diploma. A avaliação torna-se o fim e não um meio, entre outros, da prática pedagógica. Os alunos sabem que não podem se esquivar de fazer o “estoque de notas”, reconhecem que determinados (as) professores (as) serão mais exigentes, isto é, dificultarão ao máximo (quanto maior o número de reprovados em sua disciplina, mais terão a fama de rigorosos); os alunos sabem-no e, por isso, adotam estratégias de sobrevivência (a cola, o “matar a aula” para estudar a prova da outra disciplina, a compra de trabalhos, via internet ou de algum conhecido (a) que vive dessa prestação de serviço, etc.). O (a) aluno precisa “fazer o estoque de notas”, passar de ano, pegar seu diploma.
A exigência da nota determina o agir dos alunos e professores, angustiando uns e outros – sem contar os sádicos e masoquistas. A nota não prova inteligência – acaso o saber pode ser quantificado?! – mas a capacidade de memorização ou de enganar o (a) professor e a si mesmo. A prova nada prova, mas é instrumento de poder e, em certos casos, de autoritarismo; em outros, simples recurso que encobre a insegurança do (a) professor e sua incapacidade de garantir a ordem na sala de aula. Que seria dos (as) professores (as) sem as notas? Que seria dos alunos sem a auto-ilusão de que suas notas expressam conhecimento? Que seria do sistema de ensino se todos perdessem o medo à liberdade, se todos se responsabilizassem pelo próprio processo de aprendizagem, se valorizassem a autonomia e a solidariedade, em lugar da tutela, submissão e da competição?[1]
É preciso que o sistema se alimente de uns e outros e aparente que os meios são os fins. É preciso que o sistema apareça a todos como racional e natural; que o (a) professor (a) diferente e questionador seja isolado e anulado. Seus alunos e colegas se encarregam desta função. Eles nem sempre o farão de maneira consciente ou por maldade, mas sim através de atitudes amparadas em regras e procedimentos pedagógicos burocráticos que dificultam e tornam ilusória a liberdade de cátedra. Isto ocorre porque alunos e professores internalizam a pedagogia burocrática e pautam sua ação e objetivos por seus princípios.
Portanto, o (a) professor que não se adapta ou questiona o sistema de notas será tratado como algo desimportante e exótico. Ele (a) até terá a simpatia de uns e outros, mas muitos tenderão a não levá-lo a sério, a tratá-lo com desdém e até mesmo a desrespeita-lo, ora abusando da sua boa vontade, ora confundindo liberdade comlicenciosidade. Seus alunos, numa perspectiva utilitária e viciada no sistema de “estocar notas”, o abandonarão a seus próprios sonhos – ele (a) lhes parecerá um idealista. Presos mentalmente ao sistema de notas, eles usarão a sua disciplina como tempo disponível para outras disciplinas que consideram mais importantes ou de professores que lhes parecem mais “rigorosos”; lerão outros textos e outros livros, dos professores mais exigentes: seus corpos podem até se fazer presentes, mas suas mentes estarão noutro lugar. Eles não percebem a própria indolência, pois que se encontram subjugados à lógica da cega obediência, da memorização de conteúdos, do “tirar a nota”. O discurso do (a) professor (a) lhes parecerá vazio, sem fundamento: não corresponde às suas expectativas. E, se o (a) professor (a), inquirí-los, eles silenciarão. O que fazer?
O professor crítico se vê, então, diante do dilema de se render à “tirania da maioria”, aos vícios incorporados por seus alunos e institucionalizados pelo sistema de ensino – desde a infância – ou insistir em suas certezas, sob o risco de parecer que padece de ingenuidade crônica ou que o considerem bobo ou frouxo. Em suma, não é fácil ser um (a) professor (a) que respeita seus alunos, trata-os como sujeitos e não como objetos e acredita em sua capacidade autônoma de aprender e de ensinar.
Todos estamos, simultaneamente, aprendendo e ensinando. Esta é a nota mais difícil de conseguir, a nota determinada não por procedimentos burocráticos, mas pela experiência do educar-se, do ensinar aprendendo e aprender ensinando. Vale nota, sim! Mas esta nota o (a) professor (a) não pode dar-lhe, meu caro (a) aluno (a). Não depende dele (a), mas apenas do seu interesse pelo conhecer. Não é fácil! Exige que você aprenda a pensar certo e que alcance a maturidade necessária a um indivíduo livre e autônomo, capaz de diferenciar meios e fins e de exercer a crítica – mesmo que tenha que enfrentar os seus próprios receios e insegurança.
O (a) educador (a) educa-se ao educar; os alunos, em geral, não compreendem essa simples verdade. Imaginam que seja “papo furado”, pensam que é “enrolação”, uma forma de “não dar aulas”, ironizam. Mas o (a) educador (a), insiste. Ele (a) sabe que há os que reagem afirmativamente, que não apenas simpatizam, mas que se assumem enquanto sujeitos autônomos e também responsáveis por seu próprio aprendizado. Há os que respondem positivamente e se educam no sentido freireano; os que percebem que memorizar conteúdos não é tudo, e talvez nem seja o principal. Então, terá valido a pena insistir neste caminho! O (a) professor (a) crítico deve agradecer a estes e também àqueles que desafiam suas certezas e teorias pedagógicas!


|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 12:34 in
Sonho de uma flauta
O Teatro Mágico

Nem toda palavra é
Aquilo que o dicionário diz
Nem todo pedaço de pedra
Se parece com tijolo ou com pedra de giz

Avião parece passarinho
Que não sabe bater asa
Passarinho voando longe
Parece borboleta que fugiu de casa

Borboleta parece flor
Que o vento tirou pra dançar
Flor parece a gente
Pois somos semente do que ainda virá

A gente parece formiga
Lá de cima do avião
O céu parece um chão de areia
Parece descanso pra minha oração

A nuvem parece fumaça
Tem gente que acha que ela é algodão
Algodão as vezes é doce
Mas as vezes é doce não

Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Ah e o mundo é perfeito
Hum e o mundo é perfeito
E o mundo é perfeito

Eu não pareco meu pai
Nem pareco com meu irmão
Sei que toda mãe é santa
Mas a incerteza traz inspiração

Tem beijo que parece mordida
Tem mordida que parece carinho
Tem carinho que parece briga
Tem briga que aparece pra trazer sorriso

Tem sorriso que parece choro
Tem choro que é por alegria
Tem dia que parece noite
E a tristeza parece poesia

Tem motivo pra viver de novo
Tem o novo que quer ter motivo
Tem aquele que parece feio
Mas o coração nos diz que é o mais bonito

Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
É querer saber demais
Querer saber demais

Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Mas o sonho
Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Ah e o mundo é perfeito
Mas o mundo é perfeito
O mundo é perfeito...

|
0

Sinalização de avenidas em Colíder estão sendo ajustadas

Posted by Will Scaliante on 21:40 in
Junto da pavimentação, a prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Urbanismo está sinalizando as vias do município. Pintar o meio fio, a faixa de pedestre e a de estacionamento são algumas das ações que estão sendo feitas na avenida Dauri Riva.
As obras na Dauri Riva são alguns ajustes que ficaram pendentes por parte da empresa prestadora de serviço para o município. Devido as chuvas, a empresa suspendeu temporariamente o trabalho que agora foi retomado. O secretário de Obras e Infraestrutura explicou como é feito o projeto de sinalização. “A empresa prestadora de serviço foi convocada para terminar o trabalho, fazendo a manutenção das pendências existentes. Então a empresa está providenciando o concerto desses trechos danificados e também a sinalização. Hoje o projeto de sinalização está dentro do de pavimentação, isso é exigência do ministério da cidade, é um recurso federal. Dessa forma vamos concluir toda a avenida Mato Grosso no trecho correspondente a esse convênio”, contou o secretário.

|
0

Setorização: mais de 8 mil placas já foram fixadas

Posted by Will Scaliante on 21:39 in
A prefeitura de Colíder já está terminando o projeto de setorização da área urbana. Foram quase de nove mil placas com os números, fixadas nas residências pela Secretaria de Obras e Infraestrutura.
O servidor municipal, Walter Tiburcio que é um dos responsáveis pela colocação das placas, afirma que o trabalho está quase no final. “São quase 9 mil números, estamos na fase final, faltam umas 250 casas pra gente terminar”, informou Tiburcio.
O secretário da pasta, Noboru Tomiyoshi, informou que as casa que tiveram sua construção concluída depois do inicio da colocação do número, devem procurar a prefeitura para registrar e providenciar a placa. “As residências que foram recém construídas e não participaram do cadastramento, nós solicitamos que procurem a prefeitura, e a partir daí identificar o número que faz parte do cadastro da prefeitura. As numerações das residências ficaram fáceis pra identificação e nós pedimos para que as utilizem nas novas correspondências”, explicou Noboru.
Começar a utilizar a nova numeração é de extrema importância, principalmente para facilitar o trabalho dos Correios.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.