0

Sebrae lança programa Negócio Certo em Colíder

Posted by Will Scaliante on 18:03 in ,
O Programa Negócio Certo Rural, parceria da Secretaria Municipal de Agricultura, Comacol (Cooperativa Mista e Agrícola de Colíder) e Secretaria Municipal de Indústria e  Comércio com o SEBRAE, é um projeto que visa capacitar o pequeno produtor rural para planejar e administrar seus negócios. Os objetivos do projeto são formar empreendedores rurais, provocar inovações no campo e qualificar os jovens para repensar as atividades econômicas ligadas ao meio rural.
O programa foi lançado em Colíder no mês de março e atende os pequenos agricultores do município, orientando o produtor a fazer um diagnóstico da sua propriedade, a selecionar as melhores idéias para seu negócio, analisar as viabilidades de empreendimento, buscar informação sobre a formalização do negócio e como administrar o relacionamento do negócio com o mercado. É um programa que prepara o pequeno agricultor para competitividade do agronegócio. Ser um pequeno empreendedor não é problema, às vezes, é uma vantagem. O importante é ser eficiente, competitivo e ter sucesso.

|
0

Dia da Ginástica movimenta Colíder

Posted by Will Scaliante on 18:01 in ,
No útimo domingo à tarde, foi realizado no CCCE de Colíder o “Dia da Ginástica”. A atividade faz parte do projeto “Esporte e Lazer”, da Secretária Municipal de Educação, Esportes e Lazer.
O evento que teve atividades de ginástica e uma dinâmica que mostram os benefícios da atividade física, também contou com um espaço de recreação para as crianças com cama elástica e a tenda da leitura, onde se contavam histórias. Cerca de 120 pessoas participaram do evento, uma média de 60 crianças e 60 adultos.
A conciliação de atividade física e lazer para as crianças permitem que os pais possam fazer a ginásticas, levando seus filhos para participarem de uma recreação.
De acordo com o coordenador do “Programa Esporte e Lazer”, Mizael Milam, o objetivo da atividade de domingo foi mais que a prática do exercício. “O objetivo principal foi apresentar os benefícios psicológicos e fisiológicos que ginástica traz para a vida da pessoa. Por isso, fizemos uma dinâmica onde os participantes estouravam balões e liam as vantagens da ginástica”, afirmou Milam.
Outra atividade que será realizada pelo programa é hidroginástica. É uma parceria da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer com o Country Clube. As aulas serão realizadas as terças e quinta em dois horários, das 8h às 9h e 17h às 18h. Como as vagas da primeira turma já foram preenchidas, uma segunda turma será montada, no horário da 16h às 17h. Quem quiser participar pode se inscrever na cecretária ou nas oficinas de ginástica.
Veja os locais dias e horários das oficinas:
Toda segunda e quarta no CCCE das 19h as 20h.
Toda terça a partir das 17h e 30min na Unimat
Toda quinta a partir das 17h e 30min no NEAD

|
0

Secretário debate segurança com população de Colíder

Posted by Will Scaliante on 14:09 in , ,
A população lotou o plenário da Câmara Municipal e foi incisiva nas cobranças ao secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, na audiência pública realizada nesta segunda-feira, 04 de abril, em Colíder. O prefeito Celso Paulo Banazeski, o deputado Nilson Santos, vereadores, secretários municipais, Ministério Público e entidades organizadas debateram por mais de três horas as deficiências na segurança pública em Colíder.
Na pauta de reivindicações, o ponto prioritário é um aumento no efetivo tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. A PM atua com 11 policiais, sendo que destes tem ainda os que prestam serviço no fórum. A polícia civil conta com uma escrivã, o delegado e três agentes. Para uma população de 35 mil habitantes, em crescimento emergente, não é nem de longe o suficiente. O secretário colocou que está sendo formada uma turma para Polícia Militar em Alta Floresta, da qual deverão ser destinados alguns agentes para Colíder.
Da ASC

|
0

Populares? Eu não uso!

Posted by Will Scaliante on 12:16 in , ,
Algumas expressões ou palavras não me agradam em textos jornalisticos. Isso se aplica aos termos vulgares, chulos e populares.
Já as expressões populares quando bem encaixadas, me agradam. Mas, o termo populares para definir o povo (outro termo que não gosto) levam consigo um sentido perojativo e preconceituoso. Na maioria das vezes o jornalista não tem intenção de passar tal idéia, mas por descuido usa o termo.
Vejamos seu significado:
popular
adj. 2 gén.
adj. 2 gén.
1. Relativo ou pertencente ao povo.
2. Que é usado ou comum entre o povo.
3. Que é do agrado do povo.
4. Vulgar, notório.

s. m.
6. Homem do povo.

populares
s. m. pl.
7. O povo.


Repare que sublinhei a definição vulgar, para comprovar o sentido negativo que a palavra pode levar consigo. Quando o termo é usado para diferenciar alguns de todos os outros, como na reportagem do site da Câmara de Colíder, não soam bem.

"Autoridades e populares se reuniram na Câmara Municipal de Colíder no dia 04 de abril de 2011" [...]

"Constantemente populares são vitimas de: roubos, furtos e assaltos à mão armada" [...]

Populares e autoridades? Diga, não soou com sentido pejorativo? E depois os populares são vítimas de assalto, certo, e as autoridades não podem ser? "Taí" autoridades é outro termo à ser evitado. Vivemos em um sistema democrático, que por sua essência, baseado nos conceitos aristotélicos, todos, digo TODOS em letras maiúsculas, são de extrema importância para o real funcionamento da democracia.  A população é a maior força na democracia, sendo assim quem seria autoridade perante todo o povo? "Ôoo" usei a palavra povo! Sim, mas como conceito definido por Aristóteles.
Então, evite a diferenciação entre populares e autoridades use sinônimos, como população, cidadão, dentre outros.
Por exemplo, reescrevendo o paragrafo:

"A população lotou o plenário da Câmara Municipalde Colíder no dia 04 de abril de 2001"

"Constantemente os cidadãos de Colíder são vitimas de: roubos, furtos e assaltos à mão armada"

Não melhorou? Se não, deixe seu comentário.




|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 11:14 in
ANÁLISE

Tão abstrata é a idéia do teu ser
Que me vem de te olhar, que, ao entreter
Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,
E nada fica em meu olhar, e dista
Teu corpo do meu ver tão longemente,
E a idéia do teu ser fica tão rente
Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me
Sabendo que tu és, que, só por ter-me
Consciente de ti, nem a mim sinto.
E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto
A ilusão da sensação, e sonho,
Não te vendo, nem vendo, nem sabendo
Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
Do interior crepúsculo tristonho
Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.

Fernando Pessoa, 12-1911
              

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.