1

Reunião com Sebrae debate impactos da Hidrelétrica

Posted by Will Scaliante on 14:14 in ,
UHE Colíder
Na tarde de ontem (31), os secretários da Prefeitura Municipal de Colíder se reuniram com Sebrae par debater os impactos que a região irá sofrer com a implantação da usina hidrelétrica (UHE Colíder).
O Sebrae participou da reunião com o objetivo de nortear os trabalhos que serão realizados para minimizar os problemas de ordem social, ambiental e econômica. De acordo com o secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges existe um projeto feito pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente) que a Copel e suas contratadas precisam cumprir. “Nós já percebemos com base em alguns acontecimentos que se não houver pressão e acompanhamento é possível que todos os empreendedores não cumpram todas as suas obrigações, como apoio aos municípios atingidos que está previsto no projeto”, explicou.
Borges informou que o prefeito Celso Banazeski propôs uma comissão para analisar constantemente a conjuntura dos impactos. Inicialmente ela era formada pelas Secretarias do município, depois pelo MP (Ministério Publico) e hoje estão sendo incluídos os vereadores, igrejas, ACIC (Associação Comercial e Empresarial de Colíder), a sociedade civil organizada e também os municípios de Itaúba e Nova Canaã.
“A presença da consultoria do Sebrae na reunião veio consolidar o que a comissão já vinha trabalhando, isso nos deu segurança. Pois percebemos que estamos no caminho certo. Pois Projeto Básico Ambiental fala dos problemas, mas também de alguns valores previstos em investimentos , como capacitação de trabalhadores e fornecedores, compensações ambientais e parceria com os municípios para resolver o problema do lixo”, argumentou o secretário.
Colíder ainda aguarda uma resposta relativa a proposta que a Secretaria de Infra Estrutura fez em relação a investimentos necessários no sistema de lixo, que é modelo paro Mato Grosso. Com o aumento da demanda se precisa de mais investimentos. O secretário Vanderlei, explicou que ainda existe uma dúvida na demanda da saúde e educação. “O que se sabe é que vai aumentar, mas não se sabe o quanto vai custar, então os trabalhos continuam para apurar isso”, declarou.
O secretário lembrou que também existe uma preocupação por parte da gestão com a prostituição que normalmente aumenta em locais onde as usinas são construídas. Principalmente a prostituição infantil alicia crianças e adolescente com idade inferior a 18 anos, fato que não será permitido em Colíder.

|
0

Passeio Ciclístico será realizado no próximo domingo

Posted by Will Scaliante on 12:05 in
O prazo de inscrições para participação do Passeio Ciclístico “Pedalando em Prol da vida no planeta”, termina hoje, se você ainda não inscreveu têm até as 17 horas, para comparecer a Secretaria de Educação. A atividade comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a largada será dada no próximo domingo (5) às 16 horas na Praça Central.
Até o momento já estão inscritas cerca de 400 pessoas, é importante lembrar que a inscrição é gratuita.
De acordo com o coordenador do Projeto Esporte e Lazer, que organiza o passeio, Mizael Milam, no meio do percurso será feita uma parada na área de recuperação ambiental. “Serão de 15 a 20 minutos de visitação, onde todas as árvores estarão identificadas, após a visita voltaremos pela Unemat rumo Avenida Tancredo Neves, até a praça. Lá na praça será feito um plantio de 150 árvores nos saquinhos, que depois serão levados ao viveiro”, explicou Milam.
Milam, afirmou que intenção é repetir o projeto, já que o número de inscrições compravam o sucesso da iniciativa. “A gente tem uma expectativa boa tendo em vista o número de inscrições já feitas. O evento é importante, pois pretendemos fazer o segundo passeio em outubro, que está na época de chuva, com objetivo de plantar as arvores na área de preservação”, informou.
Após o passeio a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer irá sortear dez bicicletas que foram conseguidas por meio de patrocinadores. Concorrem ao sorteio todos que se inscreveram e participarem da atividade.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.