0

JPT debate eleições 2012 e reforma política no Encontro de Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:30 in
 Do site do Rildo Amorin
O Encontro Regional do Partido dos Trabalhadores realizado em Colíder, no último domingo (12) contou com a participação da JPT (Juventude Petista). O debate girou em torno da organização partidária para as eleições de 2012. O deputado federal e presidente do partido, Sáuguas Moraes e o deputado estadual Ademir Brunetto estavam presente na atividade.
A JPT defendeu a proposta de cotas para representação da juventude na eleição por lista fechada, sistema que pode ser aplicado com a reforma política. Wil Scaliante, integrante da JPT afirmou que respeitar os segmentos é incentivar a representação democrática da população. “Hoje os jovens são quase 1/3 da população brasileira. No Congresso Nacional existem cerca de 8% de deputados jovens. Desses, a maior parte são herdeiros políticos, filhos de políticos, a renovação é pequena. No sistema de lista fechada minha preocupação gira em torna de que em qual ponta da lista as candidaturas jovens irão ficar: na ponta de cima ou de baixo? Por isso defendo que 10% das vagas sejam reservadas ao segimento jovem”, declarou.
Scaliante também atentou sobre a importância da inclusão dos jovens nas assessorias dos mandatos. “É garantir a participação do jovem na política, além de dar oportunidades para formulação de PPJ (Políticas Publicas para Juventude) na base”.

A JPT destacou que os diretórios municipais devem ter planejamento estratégico e desde já, começar a organizar um calendário de atividades visando à preparação do partido para as eleições de 2012. “Hoje o PT é protagonista no cenário político nacional, nossos diretórios municipais não devem ser coadjuvantes. Às vezes é preciso ter a coragem de encabeçar uma disputa eleitoral para fortalecer o partido. Derrotas podem significar vitórias futuras e na política precisamos ter a coragem de disputar e marcar nosso posicionamento. Certamente o PT só pelo nome e o que representa na transformação do país sempre será uma candidatura forte”, declarou Scaliante.
A JPT de Colíder se organiza para realização de seu Congresso Municipal, dentre as novas metas está à filiação de jovens, ajuda na organiza dos Congressos na região e criação de comissões especificas, como a .de movimento estudantil e meio ambiente.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.