0

Cerca de 600 pessoas pedalam em prol da vida do planeta em Colíder

Posted by Will Scaliante on 18:14 in ,
Quase 600 pessoas participaram no último domingo (5), do Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O “Pedalando em Prol da vida no planeta” teve a largada dada na Praça Central, no meio do percurso foi feita uma parada para visitação da Reserva Ambiental do Rio Jaracatiá.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, falou que é importante se criar uma conciencia de um ambiente saudável. “O ser humano é que faz o meio ambiente ficar com ou ruim, depende da ação dele. Com essas ações do governo municipal que tem a participação da população, faz com que se crie essa consciência de preservar e cuidar do meio ambiente. Ou seja, é usar os recursos naturais de forma sustentável”, afirmou. Banazeski lembrou que preservar o planeta é permitir que as futuras gerações possam gozar dos benefícios que mãe natureza proporciona.
A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Tereza Mangolin, felicitou que foi uma junção de forças entre o poder publico e as pessoas, que permitiu em pleno domingo a tarde promover uma atividade de tanto sucesso. “Na verdade é para marcar a participação de Colíder no Dia Mundial do Meio Ambiente. Devemos parar um pouquinho para pensar na recuperação do meio ambiente. Por exemplo a recuperação do Rio Jaracatiá, que foi iniciada mais de cinco anos atrás e como podemos ver na visita a reserva as arvores estão em pleno desenvolvimento”, informou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Luis Salgueiro, lembrou que o passeio incentiva o uso de veículos não poluentes como a bicicleta. “Estão todos de parabéns, tanto o prefeito e a Secretária de Educação pela iniciativa, quantos todos os participantes”, agradeceu.
Brindes como camisetas e boné do Projeto Esporte e Lazer de Colíder (PELC) e 12 bicicletas foram sorteadas entre os participantes. Uma nova atividade deve ser marcada assim que se inicie a temporada de chuvas, no próximo passeio árvores serão plantadas.

|
0

Educação divulga calendário de reposição de aula após greve

Posted by Will Scaliante on 15:51
A Secretaria de Educação divulgou que as aulas serão repostas nas férias e feriados devida a greve dos professores. Escolas e séries que não tiveram aula terão férias reduzidas em junho e em dezembro. Outros dois feriados, um em outubro e outro novembro também serão utilizados para repor as atividades.
De acordo com a secretária de Educação, Tereza Mangolin, os alunos na podem ser prejudicados e concluírem o ano sem o mínimo de dias letivos exigido pelo MEC para a conclusão da série. “Nem todas as escolas estão nesse cenário, apenas as que aderiram à greve e não houve aula. Dos 10 dias que as escolas ficaram paradas, cinco dias serão repostos no mês de julho. Dois feriados também serão utilizados. O período de férias de julho fica reduzido, não teremos mais os 15 dias de férias pra quem fez a greve. Dessa forma estarão garantidos os 200 dias letivos dos alunos”, explicou.
A secretária pediu para que os pais garantam que os alunos freqüentem as aulas nessas reposições, pois serão realizadas atividades normais.
A Secretaria de Educação sentou com os diretores de todas as escolas municipais. e em reunião escolherem em conjunto o novo calendário. As decisões foram tomadas levando em conta todos os aspecto incluindo o funcionamento do transporte escolar.

|
0

II Feira de Economia Solidária supera expectativas

Posted by Will Scaliante on 15:22 in
A II Feira Cultural da Agricultura Familiar e Economia Solidária: Saberes e Sabores do Portal da Amazônia, reuniu centenas de pessoas na Praça Central de Colíder, na última sexta-feira (3).
A atividade tinha como objetivo incentivar a produção da Economia Solidária e foi marcada por exposição de artesanatos e produtos, além de diversas apresentações culturais.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, destacou que a feira foi um sucesso, por reunir vaias entidades que incentivam o crescimento dos pequenos negócios. “A comunidade se une para o desenvolvimento, o que nós queremos é fortalecer cada vez mais, por isso criamos os Conselhos Municipais de Economia Solidária e de Agricultura Familiar, além fundo de Economia Solidária. Isso é uma mudança de cultura e matriz econômica, que distribuiu melhor a renda, a administração vai sempre apoiar iniciativas como essa, pois os resultados são positivos”, concluiu.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luiz Salgueiro, lembrou que tanto a primeira como a segunda edição da feira atingiu os objetivos. “O projeto da feira passou pela Câmara e teve aprovação por unanimidade, então queremos parabenizar o prefeito Celso, e nós do poder publico estamos aqui para somar com o projeto de economia solidária no município”, declarou.
Para o vice-prefeito, Edson Salgueiro, a economia solidária faz com que o mercado econômico do município seja estimulado. “As pessoas que participam da economia solidária, seja o empreendedor individual ou a economia familiar, são pessoas que sobrevivem desse trabalho”, disse.
A feira é uma oportunidade de começar a mostrar para a população o que é a economia solidária. O secretário de Agricultura, Maurílio Magalhães, falou que no evento a população comprou produtos de alta qualidade produzidos na nossa região. “Mais de 20 municípios estão representados por expositores aqui hoje, Colíder na área de economia solidária saiu na frente, pois já estamos no segundo evento do segmento. A mentalidade da administração é fazer com que a região cresça, não é fazer apenas por Colíder”, afirmou.

|
0

Terceiro funcionário morre após acidente em frigorífico

Posted by Will Scaliante on 15:16 in
Valdomir dos Santos Lobato Ribeiro, 23, morreu na noite de ontem (5). A situação do trabalhador era grave, após acidente no Frigorífico Guaporé, que já tinha deixado duas vítimas fatais.
Valdomir foi o terceiro funcionário à entrar no tanque tentando ajudar os dois amigos que haviam desmaiado. Ele estava internado no Hospital Regional de Colíder desde o dia 26/05. A inalação do dióxido de enxofre, casou sérios danos ao pulmão do jovem, que internado na UTI respirava com ajuda de aparelhos.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.