0

Hoje tem evento do Cerest

Posted by Will Scaliante on 17:57 in
Será realizado no início da noite de hoje (29), um evento de comemoração ao Dia do Trabalhador e também Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Com várias atividades culturais, informativas e culto ecumênico o evento será realizado no CCE/Fraternal. 

|
0

Acrimat em Ação leva palestra para os produtores de Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:47 in
No Centro de Eventos de Colíder, nesta quinta-feira (29), foi realizada mais uma etapa do projeto “Acrimat em Ação”. A proposta da Associação dos Criadores do Mato Grosso é levar por meio de palestras informações aos criadores de gado e proprietários rurais.

Colíder possui cerca 384,455 mil cabeças de gado, esses dados divulgados pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) se referem a vacinação contra a febre aftosa de novembro de 2010. A alta atividade pecuária no município fez com que a Acrimat colocasse Colíder na lista das cidades a serem visitadas pelo projeto.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski acompanhou todas as palestras e falou da importância de eventos como esse para qualificar a administração do pecuarista. “Usando as ferramentas apresentadas pela Acrimat, podemos ter atitudes diferentes e fazer uma melhor administração da propriedade, tendo assim resultados ainda mais satisfatórios. Quem não veio perdeu. Os pecuaristas têm que se unir mais e participar de eventos como esse”, concluiu o prefeito.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, falou que objetivo do projeto é deixar o pecuarista “mais preparado da porteira pra dentro”. “Já caminhamos por 17 cidades do estado, levando essa mesma palestra, qualificando o pecuarista para enfrentar situações de mercado que ele não estava preparado e também para que consiga lidar e conhecer a legislação trabalhista”. Vacari lembrou que outro tema abordado que é de importância refere-se a administração das fazendas. “Trazemos também uma palestra sobre gestão de propriedade para que você realmente saiba o que está acontecendo com a sua fazenda, com sua vida financeira, se aquilo está dando ou tomando dinheiro. A pecuária tem essa característica, às vezes ela tira dinheiro do bolso do produtor sem que ele perceba”, informou.

De acordo com presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, as informações que foram apresentadas pelo projeto interessam, já que dizem respeito a temas relacionados à nossa região. “Foi falado dos créditos rurais dos bancos disponíveis para o produtor, muitos não conseguem esses créditos por falta de informação, quem assistiu à palestra viu os caminhos para conseguir esse recurso”, ressaltou.

As próximas cidades que vão receber o “Acrimat em Ação” são Nova Monte Verde com as palestras no dia de hoje (29/04) e Alta Floresta no sábado (30/04).

Confira os temas que foram apresentados nas palestras:
GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – O projeto é apresentado pelo consultor da Acrimat, médico veterinário Aristides Maruri. Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.

Cartilha do Empregar Rural – O advogado e especialista em direito trabalhista, Leonardo Bressane, é o palestrante desse tema polemico do campo. A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado para o setor pecuário. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO, e são representantes de cada instituição do município, que explicam quais as linhas de financiamento para cada situação. 

Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?
A palestra sobre o mercado do setor pecuário é feita pelo superintendente do Imea, Daniel Latorraca. Os temas expostos são:
* A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;
* O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;
* Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.