0
PT e PDT: um projeto para governar Curitiba
Posted by Will Scaliante
on
09:04
Artigo publicado no site nacional da CNB, campo majoritário do PT
Por Roni Barbosa
Roni Barbosa é presidente da CUT Paraná e membro do diretório municipal do PT Curitiba |
O desafio petista para as eleições de 2012 em Curitiba está só começando. Após extenso debate entre a militância do Partido, adotou-se a tese de coligação com o PDT para esta disputa eleitoral. Este fato consumado resulta na grande chance dos curitibanos conhecerem de perto o modo petista de governar.
Uma nova Curitiba urge. Para isso será necessário enfrentar um grupo político que há décadas administra a cidade revezando nomes, mas sempre mantendo a mesma forma de pensar, governar e privilegiando os mesmos interesses.
Lerner, Taniguchi, Richa, Derosso, Ducci, são peças inseparáveis deste quebra-cabeça e deste pensamento único que no Paraná vendeu o Banestado, tentou privatizar a Copel e em Curitiba mantém caixas-pretas como a Urbs, o Instituto Curitiba de Informática e os radares, no já famoso contrato com a Consilux. Não podemos deixar de lembrar dos escândalos envolvendo o então presidente da Câmara de Vereadores e protagonista do PSDB de Curitiba, João Cláudio Derosso, de quem este grupo agora tenta desvincular sua imagem.
Mas, agora, temos a oportunidade de juntos com PDT, partido de histórico trabalhista, implantarmos um projeto de administração nunca visto por Curitiba, casando o desenvolvimento econômico do município com o desenvolvimento social. Mais do que isso: alinhar o discurso com o governo federal e aproveitar as oportunidades de crescimento que o Brasil apresenta.
Poderão dizer que Gustavo Fruet, nosso candidato a prefeito, foi protagonista de embates políticos contra o Governo Federal na administração do PT. Ora, quantos embates tivemos com o PL de José Alencar antes de iniciarmos nossa parceria? Esta união resultou no maior processo de desenvolvimento econômico e social que o Brasil já viu com os dois governos do presidente Lula e que tem sua continuidade com a presidenta Dilma.
A família Fruet tem um histórico de contribuições com a nossa capital, além do Gustavo vereador e deputado federal , a irmã Eleonora já foi secretária e o pai Maurício foi prefeito na década de 80, todos sempre com visão progressista para a política paranaense.
Nós, petistas, sempre fomos protagonistas dos processos políticos no Brasil. Seja no confronto de ideias, no combate à corrupção ou na construção de um dia-a-dia melhor para cada um dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa terra.
Também nos diferenciamos pela nossa democracia interna, fundamental para que o PT seja o que é, nos permitindo ter um avançado nível de elaboração de discussões e projetos de governo. Mas, vencido esse debate precisamos de todas as tendências do partido unidas, debatendo e avançando no projeto dos próximos quatro anos de nossa capital paranaense.
Lembremos que já ouvimos que seria impossível eleger um operário ou uma mulher presidente, que era impossível ter uma grande frente partidária em torno de um projeto de esquerda e que era impossível uma figura política trocar de lado e rever seus posicionamentos. Vamos ouvir muitas vezes sobre situações impossíveis durante este processo eleitoral. Contudo, novamente vamos provar que é possível governar Curitiba com uma aliança em torno do projeto petista.
Projeto que começa em nossa capital como uma semeadura. Vamos iniciar nossa plantação para que a colheita seja profícua nos próximos anos, não apenas em nossa capital, mas no Paraná e também no Brasil. O que estamos plantando é uma aliança para governar Curitiba com a sensibilidade e a eficácia que o PT vem mostrando ter de forma incontestável, afinal os números de desenvolvimento, o crescimento de nossa economia e a importância no cenário internacional não nos deixam mentir.
Agora chegou a vez de Curitiba. A nossa vez.
Roni Barbosa é presidente da CUT Paraná e membro do diretório municipal do PT Curitiba