0

Colíder: Mutirão da hanseníase e tuberculose atendeu 63 pacientes

Posted by Will Scaliante on 18:02 in
A Secretaria de Saúde de Colíder realizou neste sábado, 26, um mutirão contra a hanseníase e a tuberculose. Foram feitas 63 consultas no Centro Municipal de Saúde das 8:00h até as 16:00h. Essa iniciativa visa diagnosticar o mais rapidamente possível, para iniciar o tratamento das doenças. Foram 18 consultas de suspeita de tuberculose e 45 de hanseníase. No mutirão, dois casos de hanseníase foram diagnosticados.
De acordo com a enfermeira, Renata Cizauri do Santos, a iniciativa surtiu o efeito esperado. “Foram 63 pacientes só no sábado, dois casos foram confirmados. No outro mutirão atendemos 100 pessoas, mas esse atendeu nossas expectativas”, argumentou a enfermeira.
No município já foram registrados 46 pessoas com hanseníase e nove com tuberculose. A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde do SUS e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento é por via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos.
Já a tuberculose é tratada à base de antibióticos, em um período de aproximadamente seis meses. É imprescindível que este não seja interrompido. Os medicamentos para o tratamento são distribuídos gratuitamente pelo SUS, nos postos de saúde.


|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.