0

Feirantes fazem curso sobre organização e atendimento

Posted by Will Scaliante on 18:30 in ,
Com o objetivo centrado no aperfeiçoamento e sensibilização dos feirantes de Colider sobre a importância do visual como estratégia de venda de produtos hortifrutigranjeiros, o Sebrae – MT em parceria com a Prefeitura Municipal de Colider (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária Assuntos Fundiários e Meio Ambiente) está realizando no município no período de 27 a 30 de abril o curso “Organização e Atendimento aos Clientes na Feira”. A capacitação é especifica para feirantes da Associação dos Pequenos Produtores Hortifrutigranjeiros de Colider – APPHFCOL.

O curso ministrado em forma de oficina pela consultora do Sebrae – MT, Marili Gramolini Garcia Winckler, visa a melhoria quanto ao atendimento aos clientes e a apresentação dos produtos para ampliar os atrativos de comercialização nas bancas da feira livre que é realizada em Colider todas as quartas-feiras e sábados de manhã.

As abordagens temáticas que estão sendo trabalhadas nesses dias estão relacionadas à microbiologia de alimentos, noções em Boas Práticas de Fabricação (BPF), organização das bancas conforme a classificação das frutas, legumes e verduras em climatéricas e não climatéricas, conseguindo à diminuição de desperdício, bem como arrumar as bancas de maneira que as mesmas se tornem atrativas aos clientes.

Os participantes em sua maioria mulheres buscam aprender e aperfeiçoar estratégias e dicas que facilitam a negociação entre consumidor e feirante. Além disso, pretendem ampliar o potencial de comercialização de verduras, frutas, legumes, salgados, queijos, doces, dentre outros, por meio da reorganização dos boxes, com dicas e técnicas de classificação e armazenamento de frutas da época, cultivadas na região.

Nas aulas práticas a consultora trabalhou técnicas demonstrativas a organização correta da banca de frutas, verduras e legumes. A parte prática do curso é realizada no próprio barracão da associação durante a feira de sábado, apenas para os feirantes cursistas. A atividade visa a apresentação de sugestões de oportunidades e melhorias na higienização e colocação dos alimentos nas bancas.

A atividade na feira visa ainda verificar a parte estrutural do barracão, boxes, dentre outros, assim será possível contribuir com sugestões para adequação na estrutura física melhorando o atendimento ao público, bem como da legislação da Anvisa – RDC nº 216 de setembro de 2004 que objetiva a comercialização de produtos frescos, saudáveis e seguros, garantindo a segurança de alimentos.

|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.