0

Hoje tem evento do Cerest

Posted by Will Scaliante on 17:57 in
Será realizado no início da noite de hoje (29), um evento de comemoração ao Dia do Trabalhador e também Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Com várias atividades culturais, informativas e culto ecumênico o evento será realizado no CCE/Fraternal. 

|
0

Acrimat em Ação leva palestra para os produtores de Colíder

Posted by Will Scaliante on 11:47 in
No Centro de Eventos de Colíder, nesta quinta-feira (29), foi realizada mais uma etapa do projeto “Acrimat em Ação”. A proposta da Associação dos Criadores do Mato Grosso é levar por meio de palestras informações aos criadores de gado e proprietários rurais.

Colíder possui cerca 384,455 mil cabeças de gado, esses dados divulgados pelo Indea (Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso) se referem a vacinação contra a febre aftosa de novembro de 2010. A alta atividade pecuária no município fez com que a Acrimat colocasse Colíder na lista das cidades a serem visitadas pelo projeto.
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski acompanhou todas as palestras e falou da importância de eventos como esse para qualificar a administração do pecuarista. “Usando as ferramentas apresentadas pela Acrimat, podemos ter atitudes diferentes e fazer uma melhor administração da propriedade, tendo assim resultados ainda mais satisfatórios. Quem não veio perdeu. Os pecuaristas têm que se unir mais e participar de eventos como esse”, concluiu o prefeito.

O superintendente da Acrimat, Luciano Vacari, falou que objetivo do projeto é deixar o pecuarista “mais preparado da porteira pra dentro”. “Já caminhamos por 17 cidades do estado, levando essa mesma palestra, qualificando o pecuarista para enfrentar situações de mercado que ele não estava preparado e também para que consiga lidar e conhecer a legislação trabalhista”. Vacari lembrou que outro tema abordado que é de importância refere-se a administração das fazendas. “Trazemos também uma palestra sobre gestão de propriedade para que você realmente saiba o que está acontecendo com a sua fazenda, com sua vida financeira, se aquilo está dando ou tomando dinheiro. A pecuária tem essa característica, às vezes ela tira dinheiro do bolso do produtor sem que ele perceba”, informou.

De acordo com presidente do Sindicato Rural de Colíder, Ronaldo Vinha, as informações que foram apresentadas pelo projeto interessam, já que dizem respeito a temas relacionados à nossa região. “Foi falado dos créditos rurais dos bancos disponíveis para o produtor, muitos não conseguem esses créditos por falta de informação, quem assistiu à palestra viu os caminhos para conseguir esse recurso”, ressaltou.

As próximas cidades que vão receber o “Acrimat em Ação” são Nova Monte Verde com as palestras no dia de hoje (29/04) e Alta Floresta no sábado (30/04).

Confira os temas que foram apresentados nas palestras:
GPS - Programa de Gestão de Propriedades de Sucesso – O projeto é apresentado pelo consultor da Acrimat, médico veterinário Aristides Maruri. Esse programa possibilita que o produtor identifique os índices financeiros, econômicos e técnicos de sua propriedade. Estão inscritos nesse Programa 284 propriedades rurais.

Cartilha do Empregar Rural – O advogado e especialista em direito trabalhista, Leonardo Bressane, é o palestrante desse tema polemico do campo. A Cartilha tem com proposta auxiliar o produtor a conhecer melhor a Legislação Trabalhista aplicada ao campo e assim tem condições de fazer a gestão social de sua propriedade com segurança jurídica. A cartilha foi elaborada com a participação da Superintendência Regional do Trabalho em Mato Grosso – SRTE/MT - e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Cartilha de Crédito Rural - A Cartilha tem como o objetivo divulgar informações aos produtores rurais sobre as linhas de crédito que estão disponíveis no mercado para o setor pecuário. A cartilha foi produzida em parceria com o Banco do Brasil e o Sicredi MT, PA e RO, e são representantes de cada instituição do município, que explicam quais as linhas de financiamento para cada situação. 

Imea - Bovinocultura de corte em Mato Grosso – o presente, e o futuro?
A palestra sobre o mercado do setor pecuário é feita pelo superintendente do Imea, Daniel Latorraca. Os temas expostos são:
* A oferta de machos para o abate será menor em 6% neste ano, mesmo com o aumento do rebanho em 5%;
* O abate de machos deverá ser igual ou maior que em 2010, já que com a manutenção do preço a níveis elevados estimula ainda mais o produtor a investir na produção;
* Como o comportamento do abate de fêmeas é inverso ao do preço, deverá permanecer estável a níveis baixos.

|
0

Palestra debate criação da CIST em Colíder

Posted by Will Scaliante on 15:25 in
Os servidores da Secretaria de Saúde de Colíder, convidados pelo Cerest, participaram nesta quarta-feira (27), de uma palestra de instrução para a criação da CIST (Comissão Interna da Saúde de Trabalhador).
Essa comissão é criada dentro do Conselho Municipal de Saúde e tem como objetivo prevenir acidentes e doenças oriundas do trabalho. O coordenador estadual de vigilância e saúde do trabalho, da Secretaria Estadual de Saúde, Éder Azevedo Ramos foi quem ministrou a palestra. Ramos destacou a importância de uma CIST em Colíder. “A Comissão de Saúde do Trabalhador vem na ótica de fazer a representatividade dos trabalhadores da região de Colíder, para que esses consigam mostrar para gestão aquilo que eles realmente necessitam frente ao SUS. Sejam cuidados assistenciais ou de vigilância para a promoção da saúde”, explicou Ramos.
A comissão será formada de forma representativa, onde os trabalhadores dos diversos segmentos irão indicar alguém que os represente.

|
0

Sábado é dia de vacinar contra Influenza

Posted by Will Scaliante on 15:13 in
O próximo dia 30 (abril) é de vacinação contra a Gripe Influenza, as gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos e profissionais da saúde devem se vacinar. A vacina será aplicada das 8h até as 17h no Centro Municipal de Saúde, PSF Santa Clara, PSF Bom Jesus e nas comunidades rurais, a partir do dia quatro de maio.
Ao comparecer na unidade de saúde, não se esqueça de levar o cartão de vacina.
O vírus da Influenza tem três tipos: A, B e C. O tipo A promove uma doença que vai de moderada até severa em todas as faixas etárias e pode causar epidemias, afetando até animais (gripe do porco, da ave).O tipo B afeta somente humanos, principalmente crianças e causa epidemias leves. Já o tipo C não é epidêmico.
Uma das maiores pandemias da historia da humanidade, que deixou mais de 20 milhões de mortos, conhecida como gripe espanhola, é oriunda de um vírus influenza. Com o passar do tempo esse vírus sofre mutações. Melhor prevenir do que remediar, então não esqueça de vacinar.

|
0

Colíder perde três seguidas e está fora da Copa Centro América

Posted by Will Scaliante on 11:46 in
Do Blog Esporte Colíder
Com jogadores apenas prata da casa a equipe de Colíder deu adeus a Copa Centro América de futsal. A equipe acabpu perdendo na estréia da terceira fase para Tapurah por 06 a 01, na sequencia fez um bom jogo contra Sinop mas no finalzinho perdeu por 07 a 06. No último jogo os colidenses pegaram umas das equipes candidatas ao titulo a cidade de Campo Novo e perdeu por 06 a 00. Mesmo com a desclassificação a equipe mais uma vez superou-se e ficou entre as melhores da competição. Enquanto outras cidades trazem praticamente o time inteiro de fora a cidade de Colíder está valorizando seus talentos e sabendo que podemos melhorar ainda mais fisica e tecnicamene a equipe irá manter os treinamentos para a Taça Lider e o Campeonato Regional de futsal. Dessa forma criamos uma estrutura diferente que valoriza e incentiva novos e velhos talentos do futsal local e que sem dúvida dará bons frutos. É uma pena que alguns imbecis ainda critiquem tal iniciativa e acham que trazer uma equipe inteira de fora resolve, talvez de imediato sim, mas é algo passegeiro sem consistencia. Preferimos então se pensamos investir em um projeto a médio e longo prazo com os pés no chão. Valeu jogadores, parabéns por honrarem a bandeira colidense, parabéns Adenil e Edinho pelo trabalho e também agradecemos a Beira- Rio e ao Colégio Alternativo pelo incentivo e claro a Prefeitura Municipal.

|
0

Esporte e Lazer realiza atividade de Páscoa

Posted by Will Scaliante on 11:39 in
O projeto Esporte e Lazer, da Secretaria Educação, Esporte e Lazer, realizou nesta última quarta-feira (20), além da ginástica no CCE, algumas apresentações culturais e distribuições de brindes em comemoração a Páscoa.
O agito e queima de calorias provocadas pelos exercícios comandados pelo professor Mizael Milam, terminou com a entrega de chocolate para os participantes da atividade. “Foi um evento de comemoração a Páscoa, então juntamos as oficinas de karate, dança, ginástica e tenda de leitura. Então condicionamos um brinde simples com chocolates para a data não passar em branco”, afirmou o professor.
Um dos participantes, José Carlos, que é segurança da paróquia e do Fraternal, falou da importância do exercício físico. “O esporte é saúde e é isso que nós estamos fazendo, procurando sempre estar em forma”, declarou Carlos.
A professora Sueli Cabral, falou da animação da atividade. “O que mais me estimula é o nosso monitor o Mizael, ele consegue fazer coisas inusitadas como realizar atividades para as mães e filhos. Então eu falo que a ginástica é um TDB [tudo de bom] por que ela nos faz bem pro corpo e pra alma”, informou a professora.

|
0

O garoto de Liverpool

Posted by Will Scaliante on 10:20 in
“Mas afinal o que é rock and roll, os óculos dos John ou o olhar do Paul?”
The Beatles é rock, o melhor já feito na Inglaterra, “Image e Hey Jude” estão entre minhas canções favoritas da banda.
O filme “O garoto de Liverpool” conta parte da juventude de John Lennon, como ele conheceu o rock, a influencia de Elvis na sua música e o encontro de Lennon com Paul.
Aqueles que gostam de uma biografia narrada nas telonas, certamente gostarão do filme. Eu diria que o melhor da produção é narrativa, comparo ao nacional “Cazuza” e ao inconfundível “Jony e Jessie”.
Certamente este está entre meus filmes prediletos, então vale indicação.

|
0

Beneficiário da isenção do IPTU deve comparecer à Prefeitura

Posted by Will Scaliante on 17:21
Os aposentados que são beneficiados pela isenção do IPTU e receberam o carnê de pagamento do imposto, não devem se preocupar. Como os tributos são lançados anualmente é obrigação de o contribuinte requerer sua isenção. A prefeitura de Colíder tem facilitado o processo não exigindo que os idosos façam o requerimento todos os anos, isso por entender de suas dificuldades na locomoção e de compreensão da parte burocrática.
O secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, explicou que como a prefeitura modernizou seu sistema de informática, os cadastros dos aposentados com isenção dos anos anteriores foram perdidos. “Esse ano estamos exigindo aos que tinham isenção, que procurem à prefeitura munidos de alguns documentos, como a copia de RG e CPF, escritura do imóvel e documentos que comprovem a renda”. Os amigos ou parentes dos aposentados que quiserem solicitar a isenção pelo idoso devem comparecer ao Departamento de Tributação da Prefeitura, onde encontraram o modelo do pedido de autorização por escrito.
O secretário tranqüilizou a população e lembrou que a isenção pode ser feita durante todo o ano. “Não é preciso que todos venham de uma vez, correndo. O processo pode ser feito ao longo do ano, não há motivo para desespero, tanto que aumentamos o quadro de funcionários da tributação para atender essa demanda que sabíamos que ia ser um pouco maior neste ano”, informou.
É importante lembrar que a isenção é valida para aposentados que tem renda de até quatro salários mínimos e famílias com portadores de deficiência física ou mental.

|
0

Comerciante deve providenciar alvará de segurança

Posted by Will Scaliante on 15:35 in
A partir deste mês, os estabelecimentos comerciais de Colíder devem começar a providenciar o alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. Essa uma das exigências legais ao funcionamento de comércios em municípios onde se possuiu batalhões da corporação. O alvará prevê a colocação de instrumentos de segurança como extintor de incêndios, iluminação e saída de emergência.
De acordo com secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, o alvará de bombeiros vai dizer à prefeitura que aquele estabelecimento está atendendo aos quesitos de segurança. “Em toda a cidade que tem Corpo de Bombeiros existe essa exigência de alvará de segurança. No primeiro ano de instalação da Corporação no município já havia mobilização de se cobrar o alvará. Mas, nós conversamos para aguardar um pouco mais, para não se gerar um impacto negativo na mente da população. Já faz quatro anos que o corpo de bombeiro está em Colíder e não há mais argumento pra protelarmos essa exigência”, informou Borges.
O secretário lembrou que a partir desse ano, o alvará da prefeitura será condicionado ao do corpo de bombeiro. O comerciante deve pelo menos ter o protocolo do alvará, o que dá o prazo de até o fim do ano para se tomar as providencia necessárias relativas aos equipamentos de segurança.
Para retirar o alvará ou protocolo o comerciante deve procurar o corpo de Bombeiros. O Sargento Fernandes informou quais são as medidas necessárias para se retirar a documentação. “A primeira providencia é procurar um engenheiro de segurança pra protocolar à documentação. O comerciante tem até o final de 2011 para estar comprando os preventivos como o extintor e a lâmpada de emergência”, explicou o sargento.
Fábricas e postos de gasolinas devem com urgência procurar o Corpo de Bombeiros para retirarem o alvará de segurança. 

|
0

Em terra de príncipe o cavalo branco é o povo

Posted by Will Scaliante on 10:53
Em tempos democráticos, a nobreza continua influenciando agora o imaginário da população ou plebe. Diariamente os jornais noticiam novidades sobre o casamento do príncipe William com Kate Middleton. Para se ter uma idéia do tamanho da badalação, se faz até aposta de quem será a primeira a chorar na cerimônia.
Caros leitores qual a importância desse casamento? O que irá mudar em suas vidas? A monarquia inglesa continua sendo a unica respeitada em todo mundo, porém 40 milhões de dólares, serão gastos dos cofres britânicos para arcar com os festejos, dinheiro da plebe gasto com a nobreza. Eu diria que é preciso ter uma paciência inglesa para aguentar tudo isso.

|
0

Programa Mais Educação é ampliado em MT

Posted by Will Scaliante on 10:29 in
O desenvolvimento de atividades em período integral em escolas da rede estadual será ampliado em Mato Grosso. A partir de 2011, o Programa Mais Educação será ofertado em mais 37 unidades. Atualmente são 89 unidades e, com as novas adesões, o número passará a 126, com expansão do atendimento para 24 municípios. Atualmente as atividades são desenvolvidas nas cidades de Alta Floresta, Cuiabá, Rondonópolis, Sinop e Várzea Grande. As unidades que desenvolvem o Programa abrem espaço para atividades extracurriculares. Quem estuda no período matutino fica mais três horas na escola, no período vespertino e vice-versa.
O Projeto Mais Educação – criado pelo Ministério da Educação e executado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT) – prevê a permanência do estudante por até sete horas nas unidades escolares. “Nossa preocupação não é somente de ampliar o número de escolas, mas fazer com que atendam dentro da perspectiva de educação integral, com atividades previstas dentro do Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP).

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 10:03 in
Ontem
The Beatles

Todos os meus problemas pareciam tão distantes
Agora parece que eles vieram pra ficar
Oh, eu acredito
No passado

De repente
Não sou metade do homem que costumava ser
Existe uma sombra pairando sobre mim

Oh ontem
Veio de repente

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

Por que ela
Teve que ir eu não sei
Ela não me disse
Eu disse
Algo de errado e agora eu sinto falta
Do ontem

Ontem
O amor era um jogo tão fácil de se jogar
Agora eu preciso de um lugar pra me esconder
Oh eu acredito
No passado

|
1

Vale nota, professor?!

Posted by Will Scaliante on 12:34 in ,

ANTONIO OZAÍ DA SILVA

Professor do Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Maringá (UEM); editor da Revista Espaço Acadêmico

Educadores críticos como Paulo Freire nos ajudam a refletir sobre a prática docente. Mas, toda reflexão embute um certo sofrer; e este sofrimento é ainda maior quando identificamos que a teoria pedagógica, isto é, os fundamentos e modelos que incorporamos, contribuem para aumentar as dificuldades presentes no processo de ensino-aprendizagem. Entre a teoria e a prática há uma distância nem sempre fácil de percorrer. Assim, ainda que nossas certezas teóricas nos levem a assumir uma determinada postura como educadores, somos desafiados cotidianamente pela realidade da sala de aula.
A título de analisarmos os desafios e angústias da prática docente, adotemos alguns exemplos hipotéticos:
O (a) professor (a) “X” ministra aulas para duas turmas, em horários seguidos. Ele (a) aplica a prova para primeira turma e esta, no intervalo, passa as questões (e respostas) para a segunda turma. Posteriormente, o (a) professor (a) fica sabendo do ocorrido, e irado (a), afirma que a prova será anulada para ambas as turmas. Os alunos, é claro, não aceitam. O que fazer?
Numa certa manhã gélida o (a) professor (a) dirige-se à escola para ministrar aula e, lá chegando, se vê diante do seguinte fato: seus alunos mataram a aula para estudar a matéria do (a) outro (a) professor (a), que aplicou a prova na aula seguinte. O que fazer?
A aula do (a) professor (a) “Y” é interrompida pelo (a) professor (a) “Z” para informar aos alunos sobre a disponibilidade de monitoria em sua disciplina. Os alunos escutam-no atenciosamente, mas não esboçam reação nem fazem perguntas. Não contente em apenas “dar o recado”, o (a) professor (a) “Z” adota um tom de ameaça velada e sugere aos alunos que procurem a monitoria e façam um “estoque de notas”.
Nestas hipóteses, o fator fundamental que salta aos olhos é o objetivo e/ou a necessidade da nota. O (a) aluno (a) precisa estudar não para aprender, não para se formar e se educar – no sentido freireano – mas para tirar a nota, fazer um estoque de notas e obter o diploma. A avaliação torna-se o fim e não um meio, entre outros, da prática pedagógica. Os alunos sabem que não podem se esquivar de fazer o “estoque de notas”, reconhecem que determinados (as) professores (as) serão mais exigentes, isto é, dificultarão ao máximo (quanto maior o número de reprovados em sua disciplina, mais terão a fama de rigorosos); os alunos sabem-no e, por isso, adotam estratégias de sobrevivência (a cola, o “matar a aula” para estudar a prova da outra disciplina, a compra de trabalhos, via internet ou de algum conhecido (a) que vive dessa prestação de serviço, etc.). O (a) aluno precisa “fazer o estoque de notas”, passar de ano, pegar seu diploma.
A exigência da nota determina o agir dos alunos e professores, angustiando uns e outros – sem contar os sádicos e masoquistas. A nota não prova inteligência – acaso o saber pode ser quantificado?! – mas a capacidade de memorização ou de enganar o (a) professor e a si mesmo. A prova nada prova, mas é instrumento de poder e, em certos casos, de autoritarismo; em outros, simples recurso que encobre a insegurança do (a) professor e sua incapacidade de garantir a ordem na sala de aula. Que seria dos (as) professores (as) sem as notas? Que seria dos alunos sem a auto-ilusão de que suas notas expressam conhecimento? Que seria do sistema de ensino se todos perdessem o medo à liberdade, se todos se responsabilizassem pelo próprio processo de aprendizagem, se valorizassem a autonomia e a solidariedade, em lugar da tutela, submissão e da competição?[1]
É preciso que o sistema se alimente de uns e outros e aparente que os meios são os fins. É preciso que o sistema apareça a todos como racional e natural; que o (a) professor (a) diferente e questionador seja isolado e anulado. Seus alunos e colegas se encarregam desta função. Eles nem sempre o farão de maneira consciente ou por maldade, mas sim através de atitudes amparadas em regras e procedimentos pedagógicos burocráticos que dificultam e tornam ilusória a liberdade de cátedra. Isto ocorre porque alunos e professores internalizam a pedagogia burocrática e pautam sua ação e objetivos por seus princípios.
Portanto, o (a) professor que não se adapta ou questiona o sistema de notas será tratado como algo desimportante e exótico. Ele (a) até terá a simpatia de uns e outros, mas muitos tenderão a não levá-lo a sério, a tratá-lo com desdém e até mesmo a desrespeita-lo, ora abusando da sua boa vontade, ora confundindo liberdade comlicenciosidade. Seus alunos, numa perspectiva utilitária e viciada no sistema de “estocar notas”, o abandonarão a seus próprios sonhos – ele (a) lhes parecerá um idealista. Presos mentalmente ao sistema de notas, eles usarão a sua disciplina como tempo disponível para outras disciplinas que consideram mais importantes ou de professores que lhes parecem mais “rigorosos”; lerão outros textos e outros livros, dos professores mais exigentes: seus corpos podem até se fazer presentes, mas suas mentes estarão noutro lugar. Eles não percebem a própria indolência, pois que se encontram subjugados à lógica da cega obediência, da memorização de conteúdos, do “tirar a nota”. O discurso do (a) professor (a) lhes parecerá vazio, sem fundamento: não corresponde às suas expectativas. E, se o (a) professor (a), inquirí-los, eles silenciarão. O que fazer?
O professor crítico se vê, então, diante do dilema de se render à “tirania da maioria”, aos vícios incorporados por seus alunos e institucionalizados pelo sistema de ensino – desde a infância – ou insistir em suas certezas, sob o risco de parecer que padece de ingenuidade crônica ou que o considerem bobo ou frouxo. Em suma, não é fácil ser um (a) professor (a) que respeita seus alunos, trata-os como sujeitos e não como objetos e acredita em sua capacidade autônoma de aprender e de ensinar.
Todos estamos, simultaneamente, aprendendo e ensinando. Esta é a nota mais difícil de conseguir, a nota determinada não por procedimentos burocráticos, mas pela experiência do educar-se, do ensinar aprendendo e aprender ensinando. Vale nota, sim! Mas esta nota o (a) professor (a) não pode dar-lhe, meu caro (a) aluno (a). Não depende dele (a), mas apenas do seu interesse pelo conhecer. Não é fácil! Exige que você aprenda a pensar certo e que alcance a maturidade necessária a um indivíduo livre e autônomo, capaz de diferenciar meios e fins e de exercer a crítica – mesmo que tenha que enfrentar os seus próprios receios e insegurança.
O (a) educador (a) educa-se ao educar; os alunos, em geral, não compreendem essa simples verdade. Imaginam que seja “papo furado”, pensam que é “enrolação”, uma forma de “não dar aulas”, ironizam. Mas o (a) educador (a), insiste. Ele (a) sabe que há os que reagem afirmativamente, que não apenas simpatizam, mas que se assumem enquanto sujeitos autônomos e também responsáveis por seu próprio aprendizado. Há os que respondem positivamente e se educam no sentido freireano; os que percebem que memorizar conteúdos não é tudo, e talvez nem seja o principal. Então, terá valido a pena insistir neste caminho! O (a) professor (a) crítico deve agradecer a estes e também àqueles que desafiam suas certezas e teorias pedagógicas!


|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 12:34 in
Sonho de uma flauta
O Teatro Mágico

Nem toda palavra é
Aquilo que o dicionário diz
Nem todo pedaço de pedra
Se parece com tijolo ou com pedra de giz

Avião parece passarinho
Que não sabe bater asa
Passarinho voando longe
Parece borboleta que fugiu de casa

Borboleta parece flor
Que o vento tirou pra dançar
Flor parece a gente
Pois somos semente do que ainda virá

A gente parece formiga
Lá de cima do avião
O céu parece um chão de areia
Parece descanso pra minha oração

A nuvem parece fumaça
Tem gente que acha que ela é algodão
Algodão as vezes é doce
Mas as vezes é doce não

Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Ah e o mundo é perfeito
Hum e o mundo é perfeito
E o mundo é perfeito

Eu não pareco meu pai
Nem pareco com meu irmão
Sei que toda mãe é santa
Mas a incerteza traz inspiração

Tem beijo que parece mordida
Tem mordida que parece carinho
Tem carinho que parece briga
Tem briga que aparece pra trazer sorriso

Tem sorriso que parece choro
Tem choro que é por alegria
Tem dia que parece noite
E a tristeza parece poesia

Tem motivo pra viver de novo
Tem o novo que quer ter motivo
Tem aquele que parece feio
Mas o coração nos diz que é o mais bonito

Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
É querer saber demais
Querer saber demais

Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Mas o sonho
Sonho parece verdade
Quando a gente esquece de acordar
E o dia parece metade
Quando a gente acorda e esquece de levantar
Ah e o mundo é perfeito
Mas o mundo é perfeito
O mundo é perfeito...

|
0

Sinalização de avenidas em Colíder estão sendo ajustadas

Posted by Will Scaliante on 21:40 in
Junto da pavimentação, a prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Obras e Urbanismo está sinalizando as vias do município. Pintar o meio fio, a faixa de pedestre e a de estacionamento são algumas das ações que estão sendo feitas na avenida Dauri Riva.
As obras na Dauri Riva são alguns ajustes que ficaram pendentes por parte da empresa prestadora de serviço para o município. Devido as chuvas, a empresa suspendeu temporariamente o trabalho que agora foi retomado. O secretário de Obras e Infraestrutura explicou como é feito o projeto de sinalização. “A empresa prestadora de serviço foi convocada para terminar o trabalho, fazendo a manutenção das pendências existentes. Então a empresa está providenciando o concerto desses trechos danificados e também a sinalização. Hoje o projeto de sinalização está dentro do de pavimentação, isso é exigência do ministério da cidade, é um recurso federal. Dessa forma vamos concluir toda a avenida Mato Grosso no trecho correspondente a esse convênio”, contou o secretário.

|
0

Setorização: mais de 8 mil placas já foram fixadas

Posted by Will Scaliante on 21:39 in
A prefeitura de Colíder já está terminando o projeto de setorização da área urbana. Foram quase de nove mil placas com os números, fixadas nas residências pela Secretaria de Obras e Infraestrutura.
O servidor municipal, Walter Tiburcio que é um dos responsáveis pela colocação das placas, afirma que o trabalho está quase no final. “São quase 9 mil números, estamos na fase final, faltam umas 250 casas pra gente terminar”, informou Tiburcio.
O secretário da pasta, Noboru Tomiyoshi, informou que as casa que tiveram sua construção concluída depois do inicio da colocação do número, devem procurar a prefeitura para registrar e providenciar a placa. “As residências que foram recém construídas e não participaram do cadastramento, nós solicitamos que procurem a prefeitura, e a partir daí identificar o número que faz parte do cadastro da prefeitura. As numerações das residências ficaram fáceis pra identificação e nós pedimos para que as utilizem nas novas correspondências”, explicou Noboru.
Começar a utilizar a nova numeração é de extrema importância, principalmente para facilitar o trabalho dos Correios.

|
0

19 de abril dia do índio

Posted by Will Scaliante on 16:50 in ,
Por que dia 19 é dia do índio?O dia do índio foi escolhido internacionalmente em 19 de abril de 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado na cidade Patzcuaro no México, com uma efetiva participação de comunidades indígenas. O objetivo do congresso foi debater assuntos relacionados às sociedades indígenas de cada país. Foram convidados representantes de todos os países do continente americano.No Brasil, a data somente foi instituída em 19 de abril de 1943, devido aos apelos e intervenções formulados pelo Marechal Rondon, e no governo do Presidente Getúlio Vargas, foi promulgado o Decreto-Lei nº 5.540, de 2 de junho de 1943 que o tornava obrigatório.
O que o índio tem para comemorar?
O Governo Federal empenha grande esforço no desenvolvimento das políticas de proteção territorial e de conservação da biodiversidade nas terras indígenas, por meio da execução de planos anuais de gestão ambiental, do acompanhamento de processos de licenciamento ambiental e ações coordenadas de fiscalização e monitoramento.
A Política Nacional de Gestão Territorial (PNGATI), que pode ser assinada ainda esse ano pela presidenta, Dilma Rousseff representa uma um passo fundamental para garantia dos direitos dos povos indígenas e também para consolidar, aprimorar e reconhecer sua contribuição na preservação da biodiversidade em todos os territórios dos biomas brasileiros.
As políticas de segurança alimentar e geração de renda junto às aldeias foram amplamente reformuladas, tendo como enfoque a sustentabilidade (social, econômica e ambiental) norteada pelo conceito do etnodesenvolvimento e pelo princípio da autonomia indígena.
A estruturação do Subsistema de Saúde Indígena gerou, ao longo dos últimos anos, a possibilidade de impactos positivos crescentes na saúde dos povos indígenas brasileiros; entre eles, a constituição de serviços contínuos e equipes profissionais nas terras indígenas, o início da organização de um sistema regular de informação demográfica e de agravos, a inserção crescente de indígenas nas equipes de saúde de atenção primária, a constituição de formas participativas protagonizadas pelos usuários e trabalhadores indígenas e a inclusão dos povos indígenas ao processo de universalização do SUS. Ressalta-se o Governo Federal em resposta a antiga reivindicação dos povos indígenas e objetivando a melhoria da gestão do sistema, em 19/09/2010, transferiu a gestão do Subsistema de Saúde Indígena, antes gerida pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a uma secretaria específica subordinada ao Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), assegurando a autonomia dos distritos sanitários especiais indígenas.
Uma das áreas de maior dificuldade para os indígenas dizia respeito ao acesso aos direitos sociais assegurados a toda a população. Com o propósito de facilitar esse acesso e qualificar as iniciativas, conferindo respeito às especificidades dos povos indígenas, foi criada a ação de Proteção Social dos Povos Indígenas, que atua em articulação com diversas áreas do Governo em relação à documentação, previdência, eletrificação rural, Bolsa Família, combate à desnutrição.
Além das garantias aos direitos sociais dos povos indígenas, o Governo Federal investiu num grande trabalho de salvaguarda do patrimônio cultural, com destaque a um Programa de Documentação dedicado a registrar e preservar cerca de vinte línguas e culturas indígenas brasileiras ameaçadas de desaparecimento.
A partir de 2007, iniciou-se uma profunda reformulação na política indigenista do Governo Federal com a reestruturação da FUNAI e criação da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI. A Funai teve ampliação de seu quadro de servidores e passou a ter atuação regionalizada, respeitando-se as territorialidades indígenas e os contextos regionais com gestão participativa, por meio de comitês de gestão paritária, nas 36 coordenações regionais instituídas. Nacionalmente a CNPI, constitui-se no mais relevante espaço de articulação das políticas públicas voltadas aos povos indígenas, envolvendo diversos órgãos do governo federal e representantes indígenas de todas as regiões do país, tendo como atribuições por propor diretrizes, instrumentos, normas e prioridades da política nacional indigenista, bem como desenvolver estratégias de monitoramento e avaliação das atividades dos órgãos federais relacionadas com as áreas indígenas.

|
0

Mais um artigo meu que foi publicado

Posted by Will Scaliante on 16:21 in
O artigo "Juventude: fazendo a diferença na política brasileira", texto de minha autoria e recentemente escrito e postado neste blog, ganhou publicação no site oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) de Maringá. No texto faço uma reflexão do papel da juventude nas conquistas do Brasil e do espaço que o segmento ocupa em candidaturas e mandatos.
Leia: 
Juventude: fazendo a diferença na política brasileira
Ouço de cá ou de lá que a juventude, futuro do Brasil, anda cada vez mais despolitizada. Ora meus caros, primeiro devemos quebrar o estereótipo de que juventude é o futuro, invertendo a lógica podemos dizer que a juventude é o presente. Por quantas vezes nosso segmento foi protagonista nas principais lutas do país? Na ditadura, na gratuidade do ensino universitário publico, nas diretas, no fora Collor e recentemente no Movimento Caça Fantasma contra os escândalos que envolveram a Assembléia Legislativa do Paraná.
Agora vamos nos prolongar um pouco mais, será que nossos jovens são realmente despolitizados? Se olharmos ao nosso redor certamente encontraremos inúmeros jovens organizados em algum tipo de grupo seja este religioso, cultural, esportivo ou até mesmo em ONG. Mais que isso, a juventude segundo pesquisas tem hábito de acompanhar noticiários e o horário político. Nossos nobres jovens não deixaram de ser sonhadores e detentores daquela imensa vontade de melhorar o mundo.
Não podemos tomar como índice de medida definidor de politização a quantidade de jovens organizados partidariamente. Até porque, teoricamente isso exige uma disciplina, instinto de liderança e tempo (coisa que na atualidade boa parte dos jovens não tem por terem de trabalhar e estudar).
A cada eleição que se passa, bate-se recorde de jovens de 16 anos tirando o titulo de eleitor, mostrando seu interesse de definir os rumos de seu país. Mas também não podemos omitir que existe um sentimento de decepção política dentre a população. A corrupção é a principal causadora deste incomodo. Agora pense, normalmente quem são os primeiros a irem as ruas protestar contra esses escândalos? Novamente a resposta está na juventude. Agora não podemos ficar alheios e pensar que tudo está resolvido e que a juventude caminha com entusiasmo na estrada da política.
É fato que a mídia não se cansa de semear a idéia de que política é para os políticos. Aí está nosso enfrentamento, mostrar aos jovens que sua participação dentro dos partidos e nas candidaturas é de súmula importância.
Veja só, se os jovens representam quase um terço da população brasileira à desarticulação eleitoral da juventude fica clara quando constatamos que apenas 2% dos deputados federais são jovens. Sem contar o absurdo de no senado só poder exercer mandado quem tem mais de 35 anos. Se somos protagonistas, se produzimos conhecimento nas universidades, fazemos o Brasil funcionar com nossa força de trabalho, porque nós jovens somos incapazes de um senador? Por puro preconceito. Essa fábula de que experiência é fundamental está mais do que comprovada que por vezes de nada serve na política. Não podemos esquecer que os grandes lobos da corrupção brasileira não são os jovens.
Na verdade o que vemos é a exclusão política do jovem. Essa dificuldade é percebida até dentro dos partidos que relutam em inserir em seus mandatos representantes da juventude. Se somos o futuro e o presente, um terço da população e grandes produtores de conhecimento, qual motivo falta para que deputados e vereadores valorizem suas participações em mandatos.
Nesse importante debate da reforma política com o sistema de lista fechada, onde ficaria as candidaturas jovens, na ponta de cima ou de baixo da lista? Por isso devemos defender a proposta do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude da Câmara. De acordo com o projeto obrigatoriamente os partidos devem reservar 10% de suas vagas para cargo eletivo aos candidatos com idade de 18 a 29 anos.
Nós jovens devemos imprimir uma nova lógica na política nacional, se inserir de cabeça no debate da reforma política e novamente protagonizar essa conquista. Afinal “camarão que dorme a onda leva” e no mar agitado da política não podemos ser apenas um camarão, devemos chegar como a força de uma onda que afunda aqueles encalhados navios dos piratas da política brasileira.

|
0

Obras de pavimentação urbana são iniciadas em Colíder

Posted by Will Scaliante on 16:01 in
Com o final da temporada de chuvas, a Prefeitura de Colíder iniciou as obras de pavimentação urbana. Com a meta de oferecer uma melhor qualidade de vida para a população, só no inicio deste ano 81.000 m² de pavimentação já foram conveniados.
De acordo com secretário de Infraestrutura, Noboru Tomiyoshi, os bairros Perin, Distrito Industrial I e III, Jardim Alvorada e São Gonçalo, são os primeiros a receberem as obras. “Já estamos colocando uma camada de 15 centímetros para a compactação e posterior, outra camada de 15 centímetros para que regularizemos todo o terreno. A partir dai sim, fazemos a capa de pavimentação asfáltica nesses quatro bairros” afirmou o secretário.
Noboru contou quais são as próximas pavimentações a serem feitas. “Várias ruas serão pavimentadas, o Jardim Universitário, Rua Cuiabá e a Travessa América. Temos também convênios para a Rua Oscar Crispin e a duplicação da Ivo Carnelosse que será antecipada, para que seja concluída o mais rápido possível”, explicou.
E os investimentos não devem parar por aí, neste ano o prefeito Celso Banazeski visitou os gabinetes dos deputados federais que foram votados em Colíder pedindo recursos de suas emendas parlamentares para o município. De acordo com o prefeito esse dinheiro será investido no asfaltamento de alguns bairros.

|
0

Prestígio: Ex-presidente Lula continua sendo pauta nas redes sociais e on line

Posted by Will Scaliante on 14:43 in
Apesar de estar fora do governo, o ex-presidente Lula continua sendo pauta para muitas pessoas, sejam elas blogueiros, tuiteiros ou profissionais da imprensa.
Monitoramento da ferramenta Clipping Express, por exemplo, mostra que ele foi citado 20.832 vezes no mês de março, superando políticos atuantes e presentes no noticiário da grande imprensa, como Guido Mantega (5.514), Alexandre Tombini ( 2.005) e Fernando Haddad ( 1.655).
BlogsLevantamento no Google, com o filtro Blogs, mostra que nas últimas 24 horas o ex-presidente apareceu em 1.490 posts.
TwitterNo Search Twitter é possível perceber que a cada minuto pelos menos dois comentários sobre o Lula, em média, são postados no Twitter.
FacebookNo Facebook, 13.881 pessoas curtem a página de Lula.
Youtube
Só neste mês 415 vídeos sobre o Lula foram publicados no Youtube.(Clipping Express).

|
0

Sem Fidel Cuba não é mais a mesma

Posted by Will Scaliante on 10:29 in
Pela primeira vez desde 1965, o revolucionário Fidel Castro não ocupa mais nenhum cargo no Partido Comunista (PC). Aos 84 anos Fidel admite suas limitações físicas e mentais.
Quando esteve à frente de Cuba, o líder sustentou o regime comunista em uma batalha quase solitária, principalmente após a queda dos vermelhos do governo soviético. O regime que em outrora tinha características socialista, avançou para o comunismo.
A saída de Fidel da secretaria do PC foi anunciada após uma carta reformista apresentada por seu irmão, atual presidente de Cuba, Raul Castro. A reforma será economia com objetivo de atualizar o regime cubano. Na verdade o que percebemos é que Cuba saíra do comunismo e voltará ao socialismo. Se você está se perguntando se socialismo e comunismo não são a mesma coisa, desde já te respondo que não, em outra oportunidade explico a diferença.
Dentre as propostas apresentadas estão reforma agrária, desburocratização da administração pública - com a redução do setor e a amplição de direitos cedidos à inciativa privada, como, por exemplo, o direito ao autoemprego.
Uma das medidas de destaque anunciadas no congresso é a de que, pela primeira vez desde a revolução de 1959, cubanos poderão comprar e vender seus imóveis. Nos últimos 50 anos, só era permitido passar propriedades para os filhos ou trocá-las através de um sistema complicado.
E como era de se esperar Raúl Castro alertou que a concentração de terras não será permitida, mantendo viva a política socialista. O que Raúl quer é refrigerar a economia cubana e permitir uma modernização da ilha por meio de contatos internacionais sustentando o sistema socialista. Avanços virão.

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 09:20 in
O Sono
Fernando Pessoa
O sono que desce sobre mim,
O sono mental que desce fisicamente sobre mim,
O sono universal que desce individualmente sobre mim —
Esse sono
Parecerá aos outros o sono de dormir,
O sono da vontade de dormir,
O sono de ser sono.

Mas é mais, mais de dentro, mais de cima:
E o sono da soma de todas as desilusões,
É o sono da síntese de todas as desesperanças,
É o sono de haver mundo comigo lá dentro
Sem que eu houvesse contribuído em nada para isso.

O sono que desce sobre mim
É contudo como todos os sonos.
O cansaço tem ao menos brandura,
O abatimento tem ao menos sossego,
A rendição é ao menos o fim do esforço,
O fim é ao menos o já não haver que esperar.

Há um som de abrir uma janela,
Viro indiferente a cabeça para a esquerda
Por sobre o ombro que a sente,
Olho pela janela entreaberta:
A rapariga do segundo andar de defronte
Debruça-se com os olhos azuis à procura de alguém.
De quem?,
Pergunta a minha indiferença.
E tudo isso é sono.

Meu Deus, tanto sono!... 

|
0

Funcionários se organizam para eleição da CIPA

Posted by Will Scaliante on 17:58 in ,
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) entrou em processo eleitoral. A Secretaria de Gestão, por meio, do secretário Cláudio Scalon, é quem acompanha a organização do pleito. A comissão eleitoral já foi formada tendo como presidente a professora Sandra Pelissari Montero Coelho.
De acordo com a presidente da comissão a eleição as inscrições para a candidatura serão dos dias seis até vinte de maio. Apenas os funcionário efetivado do município podem se candidatar, porém todos os servidores votam. A eleição será realizada no dia 30/05 no Passo Municipal e na Secretaria Infra Estrutura, dia 31 as Secretarias de Educação e Ação Social e por fim, no dia 01/06 na Saúde.
Para que o resultado seja validado se faz necessário o quorum de 50% mais um. A CIPA tem 36 membros sendo 10 eleitos pelos funcionários, 10 indicados pelo governo municipal e 18 suplentes.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A constituição desse órgãos foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.  

|
0

Guarda Municipal estará nas ruas em Maio

Posted by Will Scaliante on 11:46 in
Foi encerrado na última sexta-feira (15), o curso preparatório para a Guarda Municipal de Trânsito de Colíder. Sempre preocupada com a segurança da população do município, a gestão Banazeski cumpriu com o compromisso de criar a guarda.
A duração do curso preparatório normalmente é de 120 horas, porém a Prefeitura de Colíder dobrou o tempo para 240 horas com o objetivo de preparar e qualificar ainda mais os agentes de trânsito. A partir de maio, a Guarda Municipal já estará nas ruas.
 No Brasil a legislação mais desrespeitada é a de trânsito, motivo que faz com que os acidentes automobilísticos sejam a principal causa de mortes no nosso país. Para reverter esse quadro é preciso fiscalizar e é isso que os agentes de transito irão fazer, quem cometer irregularidades ou tiver com os documentos irregulares será multado.
O prefeito Celso Banazeski afirmou que ninguém que estiver respeitando as leis do transito será multado, mas quem não cumprir com a legislação receberá a punição adequada. “Adiantamos a população que em maio a guarda municipal estará nas ruas verificando documentos, verificando se as pessoas que estão dirigindo estão habilitadas, vendo estacionamento em locais inadequados como em cima do canteiro e da calçada, verificando se estão respeitando as faixas de segurança e a sinalização. Quem estiver errado será punido, aqueles que andarem certo podem ficar tranqüilos que não terão problema nenhum com a guarda municipal.”, explicou o prefeito
Paulo Jomar Torres de Freitas, chefe do serviço municipal de transito parabenizou a atitude da Prefeitura de Colíder. “A administração teve uma atitude corajosa visto que o trânsito é um assunto importantíssimo que vai mudar atitudes. Vamos ter que mudar a maneira de proceder e nos enquadrar ao que prevê a legislação do transito brasileiro”, afirmou Freitas.
O secretário de Gestão Pública, Claudio Scalon, ressaltou o compromisso da Gestão Banazeski. “Essa administração é seria desde o pleito eleitoral. Nós registramos no Plano de Governo que iríamos criar a Guarda Municipal e estamos cumprindo com esse compromisso”, lembrou Scalon. 

|
0

Aécio Neves tem habilitação apreendida em blitz no Rio

Posted by Will Scaliante on 11:23 in ,
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) teve a carteira de habilitação apreendida por estar com o documento vencido e por se recusar a fazer o teste do bafômetro numa Operação Lei Seca no Rio de Janeiro. Aécio foi parado na blitz na madrugada deste domingo (17).
Os policiais reconheceram o senador e solicitaram a documentação, que foi imediatamente apresentada. Quando os policiais alertaram que a habilitação estava vencida, Aécio Neves disse que não sabia que estava vencida.
A recusa do teste de bafômetro é considerada uma infração gravíssima, representa 7 pontos na carteira e vale multa de R$ 957. Dirigir com a carteira de habilitação vencida também é uma infração gravíssima e representa 7 pontos. A multa de R$ 191,54. Aécio é o principal nome do PSDB para a próxima disputa presidencial.



|
0

De virada Colíder vence Marcelândia e se classifica

Posted by Will Scaliante on 10:28 in
Em casa a equipe de Colíder venceu Marcelândia pela segunda fase da Copa Centro América de Futsal. O jogo realizado no sábado (16) teve as arquibancadas do Ginásio Roque Guedes lotadas.
O empate era o suficiente para Marcelândia avançar para a próxima fase e as coisas ficaram mais difíceis para Colíder com o fim do primeiro tempo, já que o time anfitrião perdia por um a zero.
No intervalo o treinador de Colíder Adenil Peres mexeu na equipe e o time foi pra cima em busca da vitória. Deu certo, no segundo tempo Colíder marcou três e de virada se classificou para próxima fase. Os próximos adversários serão Sinop, Tapurah e Campo Novo.
Confira os outros resultados da Copa CA:
SINOP 07X01 NOVA OLIMPIA
COLIDER 03X01 MARCELÂNDIA
MATUPÁ 06X02 ALTO ARAGUAIA
STª RITA DO TRIVELATTO 04X02 CARLINDA
CAMPO NOVO 09X03 PORTO ESTRELA
INDIAVAI 03X06 BARRA DOS BUGRES/UNEMAT
TAPURAH 03X02 GUARANTÃ


|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 10:26 in
Agora escureceu

Mãe Dináh segue olhando o futuro, mas não lhe peçam para soletrar
por Bruna Talarico


Nascida no Paraíso, o simpático bairro no fim da avenida Paulista, Benedicta Finazza mantém desde a infância o mesmo penteado: um austero rabo de cavalo enrolado em coque. Dona de um olhar penetrante e um sotaque italianado, ela complementa o estilo com unhas pintadas de bordô, lábios vermelhos e bijuterias da rua 25 de Março, a meca dos balangandãs de São Paulo.

Mais conhecida como Mãe Dináh, a vidente paulistana nunca revela a idade. Mas garante que o dom da premonição a acompanha desde que adotou o tal penteado, aos três anos. Questões mundanas como ir ao supermercado, se locomover pela cidade ou editar o seu site são exercidas por algum de seus quatro filhos, que também se encarregam de afazeres domésticos, como lavar e passar as roupas feitas sob medida para ela. Mãe Dináh é uma presença intermitente na imprensa nacional desde 1996, quando conheceu os holofotes por alegar ter previsto a morte dos Mamonas Assassinas. Seja em shows dominicais, no fim dos anos 90, ou no Mãe Dináh Responde, exibido às segundas-feiras na UPTV – uma emissora de televisão pela internet –, ela tem visões as mais variadas. Entre as recentes, garante ter previsto as chuvas na região serrana fluminense, os conflitos na Líbia e mesmo o terremoto e o tsunami no Japão. Tudo, enfim, de alguma repercussão, passa em primeira mão pelos olhos da vidente. Até coisas que o destino desiste de concretizar.

Além de enxergar tragédias naturais e políticas, ela ainda encontra tempo para dar pitacos sobre a vida de celebridades, caso de Ronaldo Fenômeno (que, segundo ela, deveria ter tido gêmeos em 2010) e da presidenta Dilma Rousseff (“Acredito que ela será uma mulher muito forte no poder, e quem sabe encontre um grande amor”). Às chamadas pessoas comuns, ela distribui simpatias e conselhos, tanto pela internet quanto ao vivo. Para conseguir um emprego, por exemplo, basta ter estômago para preparar uma mistura de borra de café com farinha de mandioca, uma gema de ovo e uma nota de 2 reais, e guardar isso na geladeira até a concretização do feito. Colocar uma flor de laranjeira despetalada em um vaso de vidro com o nome do apaixonado e do pretendente dá bons resultados. Contra “irmãs rebeldes e danadinhas”, um anjo de cerâmica com asas cor-de-rosa deve ter os pés untados por uma colherada de mel. É tiro e queda, segundo ela.

Pelo seu site, é possível ainda contratar um serviço de aconselhamento por um ano inteiro, com previsões nos campos afetivo, profissional, de saúde e mesmo turístico – Mãe Dináh lista os lugares favoráveis e a época para as viagens desejadas. Uma série de dicas de números para jogo – que variam de acordo com o nome completo e a data de nascimento do aflito – também faz parte do leque de serviços prestados.

“Várias pessoas que vieram até mim ganharam na Mega-Sena com os números que eu enxerguei”, ela disse. “Uma vez, lavando a louça, a santinha que eu tenho na cozinha desceu do altar e me entregou um papel com muitos números. Disse que eu jogasse com eles. Mas como sou muito católica, e jogar é contra a minha religião, dei os números a um parente que precisava de dinheiro. Ele aceitou e ficou muito rico.”

Mãe Dináh não se rende a fraquezas humanas como o desconhecimento: ela tudo prevê, mesmo aquilo que não sabe. Com exceção, talvez, do que está a menos de 1 metro de seus olhos, consequência de problemas na vista. É uma mulher que enxerga, sem tarô, cartas ou bolas de cristal, o futuro e seus arrabaldes.

Ao atender à ligação para esta entrevista, Mãe Dináh disse já saber do contato. Ela deve ter “enxergado” as três ligações anteriores, mas atendeu desconfiada. “O que você quer com a Mãe Dináh?”, perguntou uma voz fininha, mas ingenuamente reconhecível. Vencida pelo cansaço, a voz engrossou e Mãe Dináh surgiu, enfim, com seu sotaque tão conhecido e propagado não só pelas previsões, mas também pelas participações especiais em atrações humorísticas. Dia desses, ela voltou a dar as caras na programação televisiva. No quadro “Çoletrano” – paródia ao homônimo de grafia correta da Rede Globo –, do programa Pânico na TV, pôs à prova os poderes de vidente. O desafio era citar as letras que compõem a palavra “mágoa”, mas aí não houve vidência que desse jeito.

“M-A... ah, agora a outra tá me fugindo, as outras duas não estou enxergando”, rendeu-se. “Tá tudo escuro pra mim.”



|
0

Juventude: fazendo a diferença na política brasileira

Posted by Will Scaliante on 16:26 in
Ouço de cá ou de lá que a juventude, futuro do Brasil, anda cada vez mais despolitizada. Ora meus caros, primeiro devemos quebrar o estereótipo de que juventude é o futuro, invertendo a lógica podemos dizer que a juventude é o presente. Por quantas vezes nosso segmento foi protagonista nas principais lutas do país? Na ditadura, na gratuidade do ensino universitário publico, nas diretas, no fora Collor e recentemente no Movimento Caça Fantasma contra os escândalos que envolveram a Assembléia Legislativa do Paraná.

Agora vamos nos prolongar um pouco mais, será que nossos jovens são realmente despolitizados? Se olharmos ao nosso redor certamente encontraremos inúmeros jovens organizados em algum tipo de grupo seja este religioso, cultural, esportivo ou até mesmo em ONG. Mais que isso, a juventude segundo pesquisas tem hábito de acompanhar noticiários e o horário político. Nossos nobres jovens não deixaram de ser sonhadores e detentores daquela imensa vontade de melhorar o mundo.

Não podemos tomar como índice de medida definidor de politização a quantidade de jovens organizados partidariamente. Até porque, teoricamente isso exige uma disciplina, instinto de liderança e tempo (coisa que na atualidade boa parte dos jovens não tem por terem de trabalhar e estudar).

A cada eleição que se passa, bate-se recorde de jovens de 16 anos tirando o titulo de eleitor, mostrando seu interesse de definir os rumos de seu país. Mas também não podemos omitir que existe um sentimento de decepção política dentre a população. A corrupção é a principal causadora deste incomodo. Agora pense, normalmente quem são os primeiros a irem as ruas protestar contra esses escândalos? Novamente a resposta está na juventude. Agora não podemos ficar alheios e pensar que tudo está resolvido e que a juventude caminha com entusiasmo na estrada da política.

É fato que a mídia não se cansa de semear a idéia de que política é para os políticos. Aí está nosso enfrentamento, mostrar aos jovens que sua participação dentro dos partidos e nas candidaturas é de súmula importância.

Veja só, se os jovens representam quase um terço da população brasileira à desarticulação eleitoral da juventude fica clara quando constatamos que apenas 2% dos deputados federais são jovens. Sem contar o absurdo de no senado só poder exercer mandado quem tem mais de 35 anos. Se somos protagonistas, se produzimos conhecimento nas universidades, fazemos o Brasil funcionar com nossa força de trabalho, porque nós jovens somos incapazes de um senador? Por puro preconceito. Essa fábula de que experiência é fundamental está mais do que comprovada que por vezes de nada serve na política. Não podemos esquecer que os grandes lobos da corrupção brasileira não são os jovens.

Na verdade o que vemos é a exclusão política do jovem. Essa dificuldade é percebida até dentro dos partidos que relutam em inserir em seus mandatos representantes da juventude. Qual motivo falta para que deputados e vereadores valorizem a participação jovem em seus mandatos?

Nesse importante debate da reforma política com o sistema de lista fechada, onde ficaria as candidaturas jovens, na ponta de cima ou de baixo da lista? Provável que na de baixo, por isso devemos defender a proposta do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que é presidente da Frente Parlamentar da Juventude da Câmara. De acordo com o projeto obrigatoriamente os partidos devem reservar 10% de suas vagas para cargo eletivo aos candidatos com idade de 18 a 29 anos.

Nós jovens devemos imprimir uma nova lógica na política nacional, se inserir de cabeça no debate da reforma política e novamente protagonizar essa conquista. Afinal “camarão que dorme a onda leva” e no mar agitado da política não podemos ser apenas um camarão, devemos chegar como a força de uma onda que afunda aqueles encalhados navios dos piratas da política brasileira.

|
0

Prefeito fala sobre terceirização da saúde no estado

Posted by Will Scaliante on 12:30 in ,
O prefeito de Colíder, Celso Banazeski, falou em entrevista a rádio Transamérica que o que foi construído desde 2005 pode ser desfeito rapidamente. A fala se refere aos avanços obtidos no Hospital Reginal, como aumento de consultas especializadas, mais leitos de UTI, operações, dentro outros.
Banazeski afirmou que a forma com que o secretário Pedro Henry, quer contratar a OS (organização Social) que vai gerir o hospital é errada. O governo propõe uma contratação se realização de licitação, o que já nos permite suspeitar da iniciativa. Sem a realização da licitação, a OS que ão pode ter fins lucrativos pode ser uma fachada.
Banazeski lembrou que Colíder tem um deputado e que se a população está descontente com a terceirização deve cobrar atitudes dele.
Amanhã o prefeito dará outra entrevista, dessa vez na Rádio Líder FM as 08 horas da manhã.

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 12:18 in
Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender
Luís Fernando Veríssimo

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

|
0

Governo reduz alíquota do INSS para microempreendedores individuais

Posted by Will Scaliante on 09:57 in ,
Na última sexta-feira (8), O Governo Federal publicou no Diário Oficial a MP (Medida Provisória) que reduz o valor da contribuição do MEI (microempreendedor individual) ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Antes a alíquota era de 11% do salário mínimo, a partir do dia 1 de maio, a contribuição diminui para 5%.
A medida visa incentivar ainda mais o MEI, estimulando a economia e o empreendedorismo. Os microempreendedores individuais da área de comércio e indústria antes contribuíam com o limite mínimo que era de R$ 60,95, agora passarão a contribuir com R$ 28,25. Já os da área de serviços, o valor cai de R$ 65,95 para R$ 32,25.
Com a contribuição a pessoa te direito a benefícios como aposentadoria por idade, por invalidez, auxílio doença e salário-maternidade.
Quem já imprimiu os boletos de contribuição com vencimento a partir de maio, deve procurar a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego, Cultura e Renda na Prefeitura Municipal de Colíder, para retirar o boleto com o novo valor reduzido

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 09:53 in
A Rosa de Hiroshima 
Vinícius de Morais

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada



|
0

Agenda Esportiva agita final de semana em Colíder

Posted by Will Scaliante on 15:24 in
Colíder terá mais um final de semana agitado na área esportivo. A Prefeitura Municipal e a Secretaria Adjunta de Esportes realizarão um “Festival de xadrez e tênis de mesa”, além dos jogos do Campeonato Municipal de Futebol e a Copa Centro América.
O “Festival de xadrez e tênis de mesa” terá a participação das escolas da rede pública e particular de Colíder. As disputas serão no Ginásio de Esportes Fernanda Alvim e Roque Guedes.
A novidade é que o jogo de Colíder contra Marcelândia pela segunda fase da Copa Centro América de Futsal terá entrada gratuita, por isso, compareça nesse sábado no jogo e apóie a nossa equipe.
Confira a agenda esportiva do fim de semana:

16-04-2011
Festival de Xadrez e Tênis de Mesa
08h
Local: Ginásio Fernanda Alvim

Campeonato Municipal de Futebol
Local: Estádio Municipal
Sub 17 Barbiere X Nova Santa Helena 16h
Sub 15 Instituto Raoni X Nova Santa Helena 17h
Sub 10 Palmerinho / Ecco X Nova Santa Helena 18h

Copa Centro América de Futsal 20h
Colíder x Marcelândia
Entrada gratuita
Local: Ginásio Roque Guedes

17-04-2011
Campeonato Municipal de Futebol
Local: Campo do Ecco
Ecco X Tropical 13h
Juventude Olímpica X Cocalider / City Lar 15h

Local: Estádio Municipal Domingo
Instituto Raoni X Planalto 14h30mim
Drogaria São Jose / Casa Nova / Ecco X Fraccari Atlético Clube 16h30mim
Recapadora / Santo Reis X Retifica / União Paraná 18h30mim

|
0

Idosos serão vacinados contra gripe no próximo dia 30

Posted by Will Scaliante on 11:04 in ,
A Secretaria de Saúde de Colíder irá realizar no próximo dia 30 de abril a campanha de vacinação contra a gripe Influenza. A vacinação será aplicada das 8h até as 17h no Centro Municipal de Saúde, PSF Santa Clara, PSF Bom Jesus e nas comunidades rurais (roteiro abaixo).
Devem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de seis meses a dois anos, gestantes e profissionais da saúde.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre os quais o da influenza A. Se você se encaixa no perfil de quem deve ser vacinado compareça a um posto de saúde e não se esqueça de levar o cartão de vacina.

Roteiro nas comunidades rurais:

04/05/2011
Comunidade Santo Reis – das 07h40min às 08h00min
Comunidade São Paulo – das 08:15 às 08:30
Comunidade PA Veraneio – 09:00 às 10:00
Comunidade Novo Milênio – 10:20 às 10:40
Comunidade Nossa Sra. Aparecida – 11:00 às 11:15
Comunidade Campo Belo – 12:30 ás 12:45
Comunidade Sto. Antonio da Cacique – 13:00 às 13:15
Comunidade Nossa Sra. De Lourdes – 13:30 às 14:00
Comunidade Nossa Sra. De Fátima – 14:20 às 14:30
Comunidade São Sebastião do Bigode – 14:45 às 15:00
Comunidade São Mateus – 15:15 às 15:30

05/05/2011
Comunidade Sto. Antonio – 08:15 às 08:40
Comunidade Soledade – 09:10 às 09:30
Comunidade Jacutinga – 10:00 às 10:15
Comunidade Altonia – 10:40 às 11:00
Comunidade Trevo da Amizade 12:15 às 12:30
Comunidade São Luis 12:45 às 13:00
Comunidade Coração Ecarístico – 13:15 às 13:30
Comunidade Cambará – 13:40 às 14:00
Comunidade São Pedro – 14:15 às 14:30
Comunidade Água de Prata – 14:45 às 15:00
Comunidade Santa Fé – 15:15 às 15:30

06/05/2011
Comunidade Cristo Rei – 08:00 às 08:20
Comunidade Café Norte- 09:00 às 10:00

09/05/2011
Fazenda Tratex – 08:30 às 09:30
Fazenda Bananal – 09:45 às 10:15

|
0

Pra começar bem o dia

Posted by Will Scaliante on 11:03 in
Não Matarás
O que escrever de um rapaz que tem a coragem de efetuar mais de 60 disparos dentro de um colégio, matando doze crianças e ferindo outras tantas? Números, em determinados momentos, não servem para nada. São tão frios. Larissa Santos Atanásio, que tinha 13 anos, no mundo dos numerais, é uma das doze vítimas fatais do sociopata Wellington Menezes de Oliveira. Covardemente, esse rapaz, que teve frieza suficiente para mirar a sua arma na cabeça de meninas, suicidou-se (pelo menos é o que diz a polícia envolvida no caso) aos 23 anos. Sim, números, novamente. Para encerrar o papo de números, quero apenas salientar que ele viveu 10 anos a mais do que Larissa. Covardia.

Reportagens pipocam a todo momento na televisão, nos sites e nos jornais impressos. A indicação da pauta é entrevistar psicólogos, sociólogos, historiadores, filósofos, enfim, intelectuais que estudam e observam o comportamento humano. Além disso, perspicazes jornalistas conseguiram encontrar “colegas” de classe de Wellington. E afirmam: ele sofreu bullying. Isso, porém, inocenta o matador de “brasileirinhos e brasileirinhas”, assim como a presidente Dilma Rousseff os chamou enquanto deixava escorrer lágrimas em uma homenagem feita momentos depois dos assassinatos no colégio em Realengo?

Se cada vítima de bullying resolvesse externar todo o seu sofrimento pegando em armas e matando pessoas, viveríamos em um caos. Todos somos culpados pelo bullying. É uma cultura enraizada no viver coletivamente. Vivemos em uma selva de pedra onde os fracos não têm vez. Por isso, não haveria munição suficiente para Wellington se vingar de todo o possível sofrimento que fez parte da sua vida. Ele precisaria efetuar mais de 190 milhões de disparos. Este assassino, queremos ou não, é filho do Brasil e de toda uma gama de comportamentos equivocados e ensinados desde que nascemos.

É quase impossível escrever sobre este assunto e não cair nas armadilhas do discurso pronto, do dualismo entre o bem e o mal, na cegueira do ódio e da compaixão. Ódio pelo assassino. Compaixão pelas crianças envolvidas e pelas famílias que estão condenadas a uma vida que será muito mais triste do que o de costume, por terem perdido de maneira tão violenta um filho querido. Sentimos raiva de Wellington principalmente por ele ter assassinado de maneira tão escrupulosa as inocentes crianças no colégio. Mas fico a me perguntar qual seria a nossa reação se ele tivesse perseguido as pessoas que lhe fizeram mal no passado, seja em um bullying ou em qualquer outra prática.

Será que vibraríamos e o elegeríamos como sendo o anti-herói que resistiu aos mais fortes? Só para ilustrar, lembre-se que muita gente aprovou o ato violento do garoto australiano Casey Heynes, que reagiu ao bullying se utilizando da força para tacar um menino pentelho e magricela no chão. Com a queda, o garoto poderia ter batido a cabeça e morrido. Levantando essa questão, quero que entenda, leitor, que em nenhum momento estou defendendo ou tentando encontrar justificativas para o ato desumano do assassino Wellington. Quero, sim, repudiar qualquer ato violento praticado contra outra pessoa. Será que um dia conseguiremos viver respeitosamente em grupo? Conseguiremos respeitar o 5º mandamento, que suplica um “não matarás”

*Crônica publicada dia 12 de abril de 2011, na coluna Crônico, do jornal O Diário do Norte do Paraná.

|
0

Cerest realizará atividades para comemorar Dia do Trabalhador

Posted by Will Scaliante on 10:57 in ,
O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhado) vai organizar para dia 29 de abril atividades para comemorar o dia do trabalhador (1 de maio) e o dia internacional em memória das vitimas de acidentes e doenças provocadas pelo trabalho (28 de abril). O 28 de abril foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho em 2003. A data refere-se ao ano de 1969, quando ocorreu a explosão de uma mina nos Estados Unidos matando 78 trabalhadores.
Em Colíder dentre as atividades comemorativas no dia 29 deste mês, serão montadas tendas na frente do CCE. A barraca da vigilância sanitária fará o trabalho de informação e prevenção de DSts, dengue e tuberculose. Já a do SENAC dará orientações sobre o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Por fim, também terá a tenda da campanha da vacinação, quem tiver mais de 60 anos poderá tomar a vacina da influenza, e toda a população a de tétano e febre amarela. Para ser vacinado não esqueça de levar a carteira de vacinação.
De acordo com a Organização Mundial do Trabalho, cerca de 270 milhões de pessoas por ano, são vítimas de acidentes de trabalho. A coordenadora do Cerest de Colíder, Ivanilda Santana Rodrigues, informou que muitos casos não são notificados

|
0

Os 10 melhores treinadores do Brasil

Posted by Will Scaliante on 17:31 in
O jornalista esportivo José Ilan está fazendo em blog uma lista dos 10 melhores técnicos do futebol brasileiro. Apenas comentaristas votam. Veja a minha lista e diga como seria a sua:
1 – Muricy
2 – Felipão
3 – Dorival Júnior
4 – Mano Menezes
5 – Abel Braga
6 – Caio Júnior
7 – Paulo Autuori
8 – Luxemburgo
9 – Joel Santana
10 – Adilson Batista

|
0

Twitter é genial!

Posted by Will Scaliante on 15:52 in
Além de um ótimo mecanismo para divulgação de informação o twitter também é divertido. O perfil falso pode ser divertido, lógico que se deve deixar claro que tudo é brincadeira. Veja algumas twitadas históricas.






|

Copyright © 2009 Acorda All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.